14 de ago. de 2008

Nem aqui, nem na China!


Quem vê as imagens produzidas pelas TV's que transmitem a Olimpíada, pode até se esquecer da realidade de nosso país, imagens lindas em que o verde, amarelo, azul e branco ofuscam nossas vistas e torcemos, por nossos atletas "tão amados", mas a excelente cobertura das Olimpíadas se voltou contra nós. Só vemos nossa bandeira despencar no ranking de medalhas, mas por quê? Por que os brasileiros não treinam? Por que a fome e a miséria vencem o investimento mínimo que é direcionado ao esporte? Ou será o ignorantismo que está enraizado nessa terra e faz com que o Policial entregue menores para serem executados por traficantes, políticos desonestos são reeleitos e se vangloriam do que construíram para superfaturar, como se não fossem obrigações, mas favores, e também quem só aponta o dedo, mas não faz questão de devolver o troco a mais para o caixa que vai arcar com o prejuízo, há também aqueles que falsificam tudo, e aqueles que compram tudo falsificado, "Num tô prejudicando ninguém" é o que dizem, mas a essência é a mesma, é crime, é desonesto, é trapaça, é ser esperto, é o jeitinho brasileiro.

Mas há também o "JEITINHO BRASILEIRO DO BEM", que está sendo mostrado através do depoimento de atletas abandonados, sem ajuda financeira, patrocínio, estrutura, mas ainda assim dão um jeito de conseguir chegar as finais de uma competição global e orgulhar seu povo, não somente por vencer, mas por mostrar que é possível realizar um sonho, mesmo sem apoio, sem unidade, sem compaixão, sem fraternidade, sem respeito e sem igualdade.


Silas Prado

Um comentário:

  1. Não estou a qui para estar comentando sobre os erros de português que podem existir, confeço que até me saltou aos olhos um ou dois, mas isso não importa o que verdadeiramente importa é a excelente crônica que foi escrita por esse grande homem do qual eu mesmo poderia escrever uma ótima crônica listando apenas seus adjetivos, mas como não tenho o dom da oratória muito menos da escrita então estou aqui para lhe dizer PARABENS.

    ResponderExcluir