19 de mai. de 2009

“Há vezes que me sinto cuidando de todo mundo e ninguém cuidando de mim.”

Salmo 23

 

O Livro

 

Davi teve um grandioso reinado, porém turbulento, mas jamais deixou de se ocupar da Torah. Conta a história, que todos os dias depois de suas funções de Rei, passava noite adentro em estudos e depois da meia noite, compunha seus cânticos, súplicas e louvores até o amanhecer.

 

O título hebraico deste livro, Sepher Tehillim, significa “Livro de Louvores”. Os títulos gregos, Psalmoi ou Psalterion, denotam um poema que deve ser acompanhado por um instrumento de cordas

 

Autoria: Trata-se de um livro composto por 5 antigos livros

 

livro I (Sl 1-41), a maioria dos cânticos são atribuídos a Davi.

 

Livro II (Sl 42-72) é uma coleção de cânticos por, de, ou para os filhos de Corá, Asafe, Davi e Salomão; nessa coleção, quatro escritos permanecem anônimos. O

 

Livro III (Sl 73-89) é marcado por uma grande coleção de cânticos de Asafe. Asafe foi o chefe dos cantores do rei Davi.

 

Livro IV (Sl 90-106) Embora a maioria não tenha os seus autores citados, Moisés, Davi e Salomão colaboraram também.

 

Livro V (Sl 107-150) registram-se vários cânticos de Davi. A série de cânticos chamada de Hallel Egípcio (Sl 113-118) também está no Livro V. Os cânticos finais nesse livro (Sl 146-150) são conhecidos como o “Grande Hallel”. Cada cântico começa e termina com a exclamação hebraica de louvor, “Hallelujah!”.

 

 

O Capítulo

 

Autor: Davi compôs este Salmo durante o período mais perigoso de sua vida, estava derrotado e fugindo do rei Saul e seu exército, se refugiou numa floresta estéril e seca, mas Iahweh não o abandonou.

 

 

"O Senhor é meu Pastor,"
(isso é certeza, é convicção de ser cuidado por Deus) 

"Nada me faltará."
(isso é provisão, é o sustento de cada dia)

"Ele me faz repousar em pastos verdejantes,"
(isso é serenidade, é qualidade de vida)

"Leva-me para junto das águas de descanso,"
(isso é fé, tranqüilidade de espírito)

 

"Restaura minha alma."
(isso é saúde, é paz interior)

"Guia-me nas veredas da Justiça"
(isso é direção, é luz no caminho)

"Por amor do seu nome."
(isso é propósito, é condição para viver)

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte,"
(inclui todos os tipos de morte como a espiritual, quando sentimos, principalmente, os quatro "D": depressão, desânimo, desespero e desesperança, entre outras)

"Não temerei nenhum mal"
(isso é proteção, é confiança no Pai)

"Porque Tu estás comigo."
(isso é fidelidade, é certeza da sua presença)

"O teu bordão e o teu cajado me consolam."
(isso é disciplina: Ele nos consola dos erros que cometemos e nos corrige com amor)

"Preparas-me uma mesa na presença de meus adversários,"
(isso é esperança, é certeza da justiça de Deus)

"Unges-me a cabeça com óleo"
(isso é consagração, é unção diária)

"E meu cálice transbordará."
(isso é abundância, é graça contínua)

"Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida",
(isso é bênção, é misericórdia constante)

"E habitarei na casa do Senhor"
(isso é segurança, quando construímos nossas vidas na rocha, que é Cristo)

"Para todo o sempre."
(isso é eternidade, é vida com Deus para sempre).





Nenhum comentário:

Postar um comentário