18 de jun. de 2009

Assim serei contigo

“Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.”

Josué 1:5

Josué, filho de Num, servo de Moisés:

Viveu próximo ao fim da opressão de Israel pelo Egito, testemunhou as dez pragas que Deus enviou a esse país como castigo, viu a primeira Páscoa, a travessia milagrosa do mar Vermelho, e os sinais sobrenaturais durante as peregrinações de Israel no deserto. Serviu a Moisés como comandante militar, somente ele acompanhou Moisés durante a subida ao monte Sinai, quando Deus deu a Israel os dez Mandamentos. Mostrou ser um homem de fé quando foi enviado à Canaã como espia e junto com Calebe rejeitou o relatório negativo dos outros dez espias.

Sucessor de Moisés guiou o povo na conquista da terra que fora prometida aos seus antepassados. Morreu cerca de 1375 a.C. aos 110 anos de idade.

O nome Josué (hb Yehoshua’ ou Yeshua) é o equivalente hebraico do nome “Jesus” no NT, em grego. No seu encargo de introduzir Israel na terra prometida, é uma prefiguração no AT, de Jesus, cuja obra foi levar “muitos filhos à Jerusalém celestial.” Além disso, assim como Josué usou a espada do terrível juízo divino na conquista, assim também Jesus a usará na conquista das nações no fim da história.

  1. Estamos aprendendo com quem, ou com o que?

  1. Temos fé genuína ou vivemos como “da pra viver”?

  1. Somos valorosos, corajosos, dispostos a lutar por amor a Deus?



Nenhum comentário:

Postar um comentário