18 de jun. de 2009

Assim serei contigo

“Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.”

Josué 1:5

Josué, filho de Num, servo de Moisés:

Viveu próximo ao fim da opressão de Israel pelo Egito, testemunhou as dez pragas que Deus enviou a esse país como castigo, viu a primeira Páscoa, a travessia milagrosa do mar Vermelho, e os sinais sobrenaturais durante as peregrinações de Israel no deserto. Serviu a Moisés como comandante militar, somente ele acompanhou Moisés durante a subida ao monte Sinai, quando Deus deu a Israel os dez Mandamentos. Mostrou ser um homem de fé quando foi enviado à Canaã como espia e junto com Calebe rejeitou o relatório negativo dos outros dez espias.

Sucessor de Moisés guiou o povo na conquista da terra que fora prometida aos seus antepassados. Morreu cerca de 1375 a.C. aos 110 anos de idade.

O nome Josué (hb Yehoshua’ ou Yeshua) é o equivalente hebraico do nome “Jesus” no NT, em grego. No seu encargo de introduzir Israel na terra prometida, é uma prefiguração no AT, de Jesus, cuja obra foi levar “muitos filhos à Jerusalém celestial.” Além disso, assim como Josué usou a espada do terrível juízo divino na conquista, assim também Jesus a usará na conquista das nações no fim da história.

  1. Estamos aprendendo com quem, ou com o que?

  1. Temos fé genuína ou vivemos como “da pra viver”?

  1. Somos valorosos, corajosos, dispostos a lutar por amor a Deus?



2 de jun. de 2009

Sai da tua tenda


 
Abraão: O primeiro dos patriarcas de Israel, nascido em Ur, chefe de um clã arameu, na Caldéia, que emigrou para Canaã. Um dos personagens mais importantes das religiões judaica, islâmica e cristã, pois representa para todas elas a transição da idolatria para a crença em um só Deus verdadeiro, e que segundo a Bíblia, no Gênesis, viveu cerca de 175 anos e foi o pai de Isaac. Depois que sua família se mudou para o norte do país, ele recebeu uma revelação divina para deixar o país, sua parentela e a casa de seu pai.


Gênesis 15:5-6
5 – “Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
6 - “E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.”


Gênesis 12

Abraão foi chamado por Deus para sair de sua terra, Ur dos Caldeus, porque seu povo, assim como as outras nações da terra, estava completamente corrompido, servindo a falsos deuses, ídolos feitos por mãos. Também não havia leis morais, as pessoas não se preocupavam em respeitar ao próximo, seus filhos, esposa, pais, mães. Abraão foi chamado para ser um homem diferente, alguém que se importa com a vontade de Deus, que o serve com Fé e com Justiça.

É isso que se espera de um cristão, que ele se aparte de tudo o que é impuro, se entregue a Deus e faça a sua vontade.

Gênesis 15

Abraão ainda não tinha filhos, mas Deus prometera em seu chamado que daria uma terra que emana leite e mel aos seus descendentes, Deus não se engana e logo lhe fez uma promessa:

“Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência” GN 15:5

Essa promessa se cumpriu não somente através de seus filhos e dos filhos de seus filhos, mas também através de Jesus Cristo, que com sua morte, tornou possível que eu e você nos tornássemos herdeiros de Abraão, seus descendentes, e convenhamos, realmente não é possível um ser humano conceber qual o número de descendentes de Abraão. A promessa de Deus não torna vazia, ela sempre se cumpre.

Detalhe:
“E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça” GN 15:6

Abraão teve fé, sua esposa era estéril, mas essa circunstância não o abalou. Ter fé quando tudo vai bem é fácil, diria até que sequer parece fé, mas ao passar por uma adversidade, podemos constatar se realmente confiamos em Deus, mas o detalhe interessante está na parte b do versículo 6: “e imputou-lhe (lhe atribuiu) isto por justiça” , isso denota que a graça de Deus, o milagre do nascimento de Isaac aconteceu  porque Abraão creu.

Essa fé não é simplesmente acreditar que Deus é poderoso para isso, mas manter um relacionamento de obediência a Deus, amizade com Deus, Abraão foi chamado por  Deus de amigo.

O cristão precisa ter fé, como Abraão, talvez a sua casa não sirva ao Senhor, mas tenha fé, você ganhará essas almas para Deus, talvez a sua casa já sirva ao Senhor, mas você nunca alcançou uma alma, então creia, seja obediente a Deus e você será um missionário em seu bairro, sua cidade, seu país ou em qualquer outro lugar.