26 de mai. de 2011

Série de estudos- Santidade: Orgulho

Compartilho com todos os leitores um estudo que faz parte de uma série que a partir de hoje começamos a trazer para o culto no lar em minha casa, o Rede Família, e todas as quintas estaremos abordando um assunto dentro do tema Santidade, começamos falando sobre pecado e vamos falar também sobre frutos do espírito, porque para nos santificarmos precisamos saber o que não agrada a Deus e o que agrada, então este é nosso objetivo!

Tema de hoje: Orgulho


"Olhos altivos" encabeçam uma lista de sete coisas detestadas por Jeová . Deus detesta o orgulho.
Provérbios 6:16-19
Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
O que é o orgulho:
O orgulho é quando olhamos ás pessoas de cima para baixo, e quando olhamos para cima achamos que Deus é quem deve nos servir e não nós a Ele.
Algumas características do orgulhoso(a):
A pessoa orgulhosa é sábia aos seus próprios olhos,acha que sabe tudo então despreza o conselho ou ensinamento dos outros; acha que sua felicidade é a coisa mais importante na vida; o orgulhoso olha para Deus e reclama porque Ele não fez do jeito que a pessoa queria; o orgulhoso não recebe bem as criticas ou que apontem sua falhas; o orgulhoso é sempre competidor e isso o afasta das pessoas; o orgulhoso almeja sempre estar acima dos outros, ser melhor; o orgulhoso também quer que os outros sejam perfeitos para ele, para o servir, ele quer que as pessoas o satisfaçam e o complete; o orgulhoso é tão cheio de si mesmo que acha que não precisa dos outros e também de Deus, acha que tudo pode e tudo consegue;
O orgulho também é fonte de outros pecados, alguns são:
Vaidade: Quando queremos mostrar-nos belos, admiráveis, desejáveis e atraentes, a vaidade é o desejo de ser impecável aos olhos dos outros, mas na verdade nunca seremos perfeitos, a vaidade leva a HIPOCRISIA, nos tornamos hipócritas quando queremos ser tão perfeitos e acabamos usando mascaras, mantendo ás aparências e se tornando sepulcros caiados bonitos por fora e feios por dentro. O orgulho também gera Presunção ou Prepotência, é quando dizemos eu me basto, eu sou suficiente, eu não tenho defeitos e até meus defeitos são qualidades.
Qual o aviso da Bíblia ao orgulhoso(a):
A orgulho precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Provérbios 16:18
A orgulho do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra. Provérbios 29:23
Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte. 1 Pedro 5:5-6
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 18:14
Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe para que não caia. 1 Coríntios 10:12
O remédio para o orgulho é a Humildade:
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus, pelo contrário Ele abriu mão de tudo que era seu, e tomou a natureza de Servo, tornando-se assim igual aos seres humanos, e vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte, - morte de cruz. Por isso Deus pôs nEle o nome que é o mais importante de todos os nomes. Filipenses 2:5-9
O exemplo de Jesus é servir em humildade a Deus e aos homens, e tudo o que ele fazia era para a glória de Deus não dEle!
Se você detectou orgulho na sua alma, faça esta oração:
Deus me ajuda a ser humilde, a ter atitudes e pensamentos de uma pessoa como Jesus , não quero mais me exaltar, me gloriar, mas quero te exaltar te glorificar, e dizer que tudo o que tenho de bom vem do Senhor. Quero seguir a palavra que Paulo diz aos coríntios (1 Corintios 1:31) Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.

2 comentários:

  1. estou maravilhada com este blog,DEUS vos abençõe.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus amada, fico feliz que nosso blog possa edificar a sua vida!
    Vou lá te seguir no Twitter!
    Deus te abençoe!

    Paula Prado

    ResponderExcluir