26 de ago. de 2011

Série Avivamento: Fruto do Espírito Santo

O Fruto do ESPÍRITO SANTO

O fruto do ESPÍRITO SANTO está relacionado com as bem-aventuranças, sendo que estas mostram como deve ser o caráter do cristão. O caráter é o conjunto das características internas que formam a alma de uma pessoa, suas qualidades e/ou defeitos; é pelo caráter e atitudes que um verdadeiro seguidor de JESUS é reconhecido. João 3 1-10

Os fariseus eram os doutores da lei de Moisés, sabiam tudo referente a ela, porém o conhecimento deles era apenas teórico: não viviam a lei, por causa da dureza de seus corações. De acordo com a bíblia, os fariseus não suportavam JESUS, pois Ele chamava-os de hipócritas, afinal, não viviam o que pregavam. JESUS chamava-os também de sepulcros caiados, isto é, túmulos embelezados pelo lado de fora, para tornarem-se mais atraentes, escondendo a podridão interna.

Uma nova pessoa

Todos nós tivemos um nascimento carnal, o qual tende ao pecado, em virtude de nossa natureza pecaminosa, sendo assim, precisamos nascer de novo, ou seja, nascer do ESPÍRITO para podermos viver em santidade.

Quando o novo homem nasce, o velho incomoda-se e começa uma verdadeira briga interna, entre fazer o bem ou o mal. Todos nós temos o ESPÍRITO SANTO à nossa disposição, toda carne O recebeu, mas nem todos sabem disso ou utilizam-se desse privilégio. Precisamos abrir o coração para que o ESPÍRITO SANTO realmente possa manifestar-se em nós.

Andar em Espírito

Veremos, a seguir, algumas ações que nos permitem andar em espírito e não na carne:

Obedecer a DEUS: em qualquer situação vivida, devemos antes de tudo, obedecer a todas as direções dadas pelo SENHOR. Se DEUS mandar-nos fazer, façamos. Se DEUS não nos mandar fazer, não façamos. Se DEUS mandar-nos seguir, sigamos. Se DEUS mandar-nos parar, paremos. Se DEUS mandar-nos perdoar, perdoemos. Se DEUS mandar-nos reconciliar, que haja reconciliação. Se DEUS mandar-nos ungir, que haja unção. Se DEUS mandar-nos orar, oremos. A obediência é a atitude e a condição que precedem as bênçãos de DEUS sobre nós.


Seguir a DEUS: a nossa busca constante a DEUS refletirá uma transformação permanente na nossa vida. Devemos estar sempre no lugar onde DEUS manifesta-se. A nossa vida deve girar em torno de DEUS, e não DEUS em torno de nós. Dessa forma, estaremos afirmando que DEUS é o centro, e não nós. JESUS chamou-nos para sermos discípulos dEle, ou seja, seguidores Dele.

Viver com DEUS: viver na companhia de alguém é compartilhar a vida, convidando-o a estar com você durante todo o dia e em todas as tarefas diárias, seja ao acordar, trabalhar, almoçar, passear, comprar, estudar, enfim, tudo o que fizer, faça na companhia de DEUS.


A qualidade do fruto revela a sua origem.

Quem realmente obedece, segue, anda e vive com JESUS mantêm-se em espírito. Um bom indicador disso é verificarmos se estamos dando frutos para DEUS através da nossa vida. Mateus 7:20

Temos duas vidas: carnal e espiritual; ambas lutam entre si em nosso interior. O

homem carnal (velho homem) tenta prevalecer sobre o homem espiritual (novo homem).

Obras da carne ou Fruto do ESPÌRITO?


· (Gálatas 5:19-21)


Todas essas obras listadas acima são conseqüências de quem está vivendo na carne, seja cristão ou incrédulo.

Aquele que está na carne vive em reação; reagindo. E aquele que está em espírito vive em ação; agindo.

Viver em espírito: fazem-te o bem e você reage com bem; fazem-te o mal e você reage com o bem. Vivemos em ação quando somos rejeitados e retribuímos com amor; quando somos ofendidos, mas abençoamos.

Viver na carne: fazem-te o mal e você reage com o mal; fazem-te o bem e você reage com o bem.


· (Gálatas 5:22-26)


Não basta termos o ESPÍRITO SANTO, temos, antes, de viver cheios dEle e andar em espírito, ou seja, devemos ter um estilo de vida baseado no ESPÍRITO SANTO, ao invés de ser baseado na carne.

O fruto do ESPÍRITO SANTO pode ser retratado como um único fruto com nove gomos. Temos de entender que esse fruto não é nosso, mas dEle, portanto, não podemos achar que temos o fruto, pois se fizermos isso, estaremos nos precipitando; temos, na verdade, acesso aos gomos, uma vez que a fonte deles está dentro de nós. Portanto, não adianta nos esforçarmos para que esse fruto seja dado ou apresentado, temos, antes, de nos esforçar para “vestir a camisa do ESPÍRITO”, andando em espírito e isso gerará a manifestação do fruto em nossa vida. Os nove gomos não são um fardo pesado de ser carregado.

O fruto e os dons se completam

Devemos entender que esse fruto é uma arma do cristão. Dispomos de dois tipos de armas: o fruto do ESPÍRITO SANTO e os dons do Espírito Santo. Os dons do ESPÍRITO são muitos e variados e nem todas as pessoas os tem na

totalidade, pois são dados de acordo com a exigência do chamado feito por DEUS para cada um. Eles são dados por DEUS para a edificação da igreja e dos outros irmãos e não para glória de homem algum. O dom é a multiplicação de determinada característica, como por exemplo: ter amor é diferente de ter o dom do amor, pois o dom gerará a

multiplicação da característica do amor na vida da pessoa. O fruto do ESPÍRITO serve para ajudar-nos, para usarmos em nossas vidas, crescermos espiritualmente, sermos luz dessa terra, demonstrarmos e darmos o bom

testemunho de vida aos outros. O fruto é uma arma que DEUS nos deu para vivermos abundantemente e vencermos com JESUS. O dom do ESPÍRITO SANTO é a manifestação do poder de DEUS na vida do cristão, enquanto que o fruto é a manifestação do caráter de JESUS CRISTO. Os dois se completam para que o cristão possa viver a plenitude do ESPÍRITO SANTO de DEUS.


O fruto do ESPÍRITO manifesta-se de nove formas diferentes:


AMOR

“O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados.” (Provérbio 10:12)

Esse é o amor que vem de DEUS, amor esse que cobre todas as transgressões, pecados e iniqüidades. Esse é o lado do amor-perdão, em que o cristão tem a facilidade de aceitar, amar e perdoar o próximo. O amor natural não é capaz de cobrir todas as transgressões, ele não é capaz de aceitar o próximo independente de suas falhas. Quando, porém, estamos “vestidos com a camisa do ESPÍRITO SANTO” e andando em espírito, tendo-o como uma arma, temos condições de amar as pessoas em qualquer situação. Lembre-se: não temos de reagir, mas agir! Temos de amar a todos: os que nos amam ou nos odeiam. JESUS jamais nos pediria algo que não fosse possível, por isso,

não é na nossa força, mas é por meio do poder do ESPÍRITO SANTO.


ALEGRIA

“Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso SENHOR; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.” (Neemias 8:10). Neemias foi um homem levantado por DEUS para reconstruir os muros de Jerusalém, mas sofreu grande crítica e oposição ao seu trabalho. Contudo, ele descreve a arma que o fez andar firme no propósito de DEUS: a alegria. Se tudo estiver ruim a nossa volta, DEUS pede-nos para nos alegrarmos e essa alegria, vinda do nosso interior, vai contagiar a todos os que estiverem do lado de fora e todas as situações desfavoráveis serão transformadas. A alegria vem do SENHOR; não das coisas deste mundo. Se tivermos as bênçãos, devemos ser alegres, mas se não as tivermos, também, pois dinheiro, pessoas, bens, não compram e nem trazem a felicidade. A teologia da prosperidade dá a impressão de que as bênçãos trarão alegria, paz e realização, mas isso é uma mentira! Somente a presença do ESPÍRITO SANTO em nós produz alegria incondicional.


PAZ

“Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a. Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.” (Salmo 34:14 e 15) O nosso empenho é “vestir a camisa” e andar em espírito, mas aonde podemos achar a paz? A definição do mundo para paz é ausência de conflito; JESUS, porém, disse-nos que teríamos aflições. Nossa vida é repleta de conflitos, às vezes internos, como a luta contra o pecado e, outras, externos, como perseguição na família, trabalho, desemprego, doença, etc. “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33) Um dos maiores exemplos bíblicos de busca pela paz, deu-se com Jô: o mundo dele estava desmoronando quando enfrentava sua provação, mas conseguiu enxergar sua vida bem lá na frente. “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.” (Jó 19:25) Ter paz é olhar para a eternidade com DEUS, independente de como esteja sua vida hoje. “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os

seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, DEUS Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6) A paz é a sensação de bem-estar e tranqüilidade, resultante de nossa amizade com DEUS. Numa de suas horas mais difíceis, JESUS falou com seus apóstolos a respeito de sua partida: Ele tinha de ir embora, para completar sua missão, mas essa situação afligia profundamente seus apóstolos. Nesse contexto, ele lhes deu esta segurança: “Mas aquele Consolador, o ESPÍRITO SANTO, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:26-27) É JESUS quem nos dá a paz, através do Consolador que habita em nós.


LONGANIMIDADE

Longanimidade é o sinônimo de paciência e tolerância; qualidade de controlar-se diante de uma situação adversa ou de uma provocação; é o oposto da raiva e está sempre associada à misericórdia. Essa característica de paciência é a que mais chama a atenção dos que estão ao nosso redor. Com nossas ações, ganhamos de 20% a 30% de uma essoa, talvez não chegando ao ponto de convencê-la, mas tocando-a, sim. Sem dúvida, o que mais influencia uma pessoa são as nossas reações, sendo que 70% a 80% são conquistadas em função disso. Não podemos “vestir a camisa e tirá-la, vesti-la e tirá-la”, temos, porém, de andar sempre vestidos, bem como não podemos uma hora andar em espírito e outra na carne, outra em espírito e outra na carne. Ter paciência é ter a capacidade de pensar antes de tomar qualquer atitude. Se o cristão agir assim sempre, muitas confusões e desentendimentos serão evitados.

Não é da vontade de DEUS condenar alguém, e é por causa de sua longanimidade que Ele tem dado tempo suficiente para que o homem arrependa-se e converta-se. Devemos, então, agir dessa mesma forma com as pessoas: agindo com paciência e longanimidade. “E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa.” (Hebreus 6:15)


BENIGNIDADE

Benignidade não é o mesmo que bondade, pois ela aparece em nossas vidas quando passamos a viver cheios do ESPÍRITO SANTO, fazendo com que as várias áreas de nossas vidas comecem a ser modificadas. Dessa forma, nossas características malignas passam a ser transformadas em benignas, através do relacionamento com JESUS; trocamos a noite pelo dia, as trevas pela luz.“E assim, se alguém está em CRISTO, é nova criatura: as coisas antigas se passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17) Naturalmente as coisas que nos fazem mal são deixadas para trás e substituídas por aquelas que nos fazem bem; nossa malignidade é substituída pela benignidade do SENHOR; o bem de DEUS substitui o mal do homem. Quando jejuamos, por exemplo, as mais diversas deformações do nosso caráter são expostas e isso ocorre, justamente, para que essas características ruins saiam e outras boas sejam postas no lugar.


BONDADE

A bondade é uma arma poderosa do cristão para cumprir o segundo mandamento: amar o próximo como a si mesmo. Como cristãos, devemos sentir a dor do outro, colocarmo-nos no lugar dele, tendo compaixão e compreendendo-o em todas as situações. “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” (Provérbio 17:17) Se o cristão quer ser bem tratado, o exemplo deverá partir de sua própria vida. DEUS quer que tratemos os outros da mesma maneira como gostaríamos de ser tratados.


FIDELIDADE

Fidelidade relaciona-se à aliança; trata-se de ser aliançável e isso é o contrário de ser descartável. O mundo trata as pessoas como algo descartável, DEUS, porém, preza muito a fidelidade, pois Ele quer confiar a sua obra em nossas mãos. “Sou grato para com aquele que me fortaleceu, a CRISTO JESUS, nosso SENHOR, que me considerou fiel, designando-me para o ministério.” (1 Timóteo 1:12) Nosso ministério dentro de nossa família, no trabalho, dentro da igreja, somente começa quando DEUS vê em nós a fidelidade aos irmãos e a Ele mesmo. DEUS trabalha através de alianças: aceitar JESUS, batismo nas águas, voto/jejum, etc. e, todos esses exemplos, referem-se a alianças com DEUS. O salmo 89 retrata bem a aliança e fidelidade de DEUS. Essa fidelidade faz com que Ele jamais quebre ou invalide uma aliança estabelecida com seus filhos. Que cada um de nós também possamos agir dessa mesma forma.


MANSIDÃO

A mansidão é uma arma que DEUS nos dá; ela envolve nossas escolhas e decisões. É a qualidade que temos de abrir mão do que gostaríamos, a fim de agradar a DEUS, ceder ao próximo, desde que não contrarie a bíblia e, até, abrir mão de nossos direitos legais, caso DEUS instrua-nos assim. Os mansos são irresistíveis ao ponto de constranger DEUS e as pessoas a sua volta. “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de

coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11:29) “Seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de DEUS.” (1 Pedro 3:4) 9


DOMÍNIO PRÓPRIO

A mansidão é uma característica de uma pessoa sensata, calma e sábia. É claramente notado na vida dela que os fatores externos, praticamente, já nem a levem ao sentimento de ira. Essa pessoa já está transformada a ponto de não ficar abalada com as notícias ruins.

O domínio próprio é a arma do cristão para evitar o mal, para sair de perto do ambiente maligno, para nem passar perto do que pode contaminá-lo, governando seus próprios desejos e fugindo da aparência do mal. Diferente da pessoa que anda na carne, a que tem domínio próprio é capaz de negar seus desejos carnais. “Abstende-vos de toda forma de mal.” (1 Tessalonicenses 5:22) Podemos citar três fatores que nos levam ao caminho mal:

- diabo: os demônios usam a vida da pessoa para pecar, mantendo-a em prisão espiritual;

- mundo: exerce influência na vida da pessoa, passando conceitos distorcidos de vida;

- carne: a carne tende a ser levada ao pecado e o gosto do pecado é perigoso e “bom”, mas a conseqüência é trágica: é a morte!


Ter domínio próprio é fazer aquilo que agrada a DEUS e não o que O confronta, e isso deve ser uma opção nossa, ou seja, não se trata de poder fazer, ou não, determinadas coisas, mas o segredo é: “eu não vou fazer isso porque eu não quero. Eu não vou pecar porque eu quero DEUS!”. “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.” (1 Coríntios 10:23)

Desenvolva diariamente o fruto.

Nosso crescimento, maturidade, semelhança com CRISTO e plenitude do ESPÍRITO SANTO, geram, naturalmente, o fruto do ESPÍRITO. Ele desenvolve-se mediante nosso caminhar com JESUS, nossa entrega à direção do ESPÍRITO, o qual está a nossa disposição. Vamos aproveitar Sua presença e clamar por Sua ação em nossas vidas! Se não alimentarmos nosso corpo, ele adoece e morre; assim acontece com o nosso espírito: precisamos alimentá-lo para que não morra, antes, mantenha-se conectado a DEUS; é necessário que façamos tudo o que nos edifique e nos aproxime de JESUS, aproveitando cada momento para estar em comunhão com o Pai, renunciando o que não nos faz crescer espiritualmente. Devemos deixar de alimentar a nossa carne para alimentar o nosso espírito, por

intermédio da oração, leitura da Palavra e do jejum. A unção, ou seja, a concentração do ESPÍRITO SANTO em nossas vidas, é diária, então temos de pedir para que Ele encha as nossas vidas, a fim de demonstrarmos Seu fruto. Dessa forma, manteremos a “camisa do ESPÍRITO SANTO” em nós. “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do ESPÍRITO.” (Efésios 5:18). O fruto do ESPÍRITO ajuda a definir o que um cristão é: uma árvore frutífera ou infrutífera. Não há nada melhor do que ser uma árvore frutífera! Todo fruto revela a sua

árvore de origem: quando vemos uma maçã, podemos visualizar a macieira da qual ela brotou, cresceu e frutificou. Da mesma maneira, o fruto do ESPÍRITO manifesto em nossa vida, revela a sua origem; a origem em DEUS. Quando o fruto permanece em nossas vidas, significa que o ESPÍRITO SANTO de DEUS permanece em nós de uma forma ativa.

Lembre-se: não precisamos nos esforçar em dar o fruto, mesmo porque ele não é nosso, e sim de DEUS. Precisamos, sim, esforçar-nos para andar em Espírito, pois dessa forma, o Fruto do ESPÍRITO SANTO será, naturalmente, manifesto em nós.


25 de ago. de 2011

Peça ao Senhor força, estrategia e sabedoria para viver o bom projeto dEle para você, tudo aquilo que você não consegue fazer, obedecer, cumprir e realizar mas que é a vontade de Deus, se você clamar ao Senhor e se esforçar acontecerá, em nome de Jesus! Busque e achará...Eu ja estou clamando!!!!!

24 de ago. de 2011

Chique é crer em Deus! - Glória Kalil


Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje.
A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente,
não estão à venda. Elegância é uma delas.
Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou um closet recheado de grifes famosas e importadas. Muito mais que um belo carro Italiano...
O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.
Chique mesmo é quem fala baixo.
Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.
Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.
Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.
É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.
Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador.
É lembrar-se do aniversário dos amigos.
Chique mesmo é não se exceder jamais!
Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.
Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor.
É "desligar o radar", "o telefone", quando estiver sentado à mesa do restaurante, prestar verdadeira atenção a sua companhia.
Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.
Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite!
Chique do chique é não se iludir com "trocentas" plásticas do físico...
Quando se pretende corrigir o caráter, não há plástica que salve grosseria, incompetência, mentira, fraude, agressão, intolerância, ateísmo, falsidade...
Mas, para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, que se lembrar sempre de o quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo, vamos todos terminar da mesma maneira, mortos sem levar nada material deste mundo.
Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem, que não seja correta.
Lembre-se: o Diabo parece chique, mas o inferno não tem qualquer glamour!
Porque, no final das contas, chique mesmo é crer em Deus!
Investir em conhecimento pode nos tornar sábios... mas, amor e fé nos tornam humanos!

17 de ago. de 2011

A lista que salvou meu casamento


O dia finalmente chegou. Eu insisti o quanto pude para manter meu casamento. Assim que Fábio, meu marido, saiu para o trabalho, fiz uma única mala para mim e meu filho de 14 meses e abandonei nosso lar. Este era o único ano em nosso casamento que vivíamos na mesma cidade que meus pais. Obviamente, a conveniência de poder correr para os braços de papai e mamãe tornou a decisão de deixar Fábio mais fácil.

Foi com um rosto enraivecido e molhado de lágrimas que entrei na cozinha de minha mãe. Ela pegou o bebê enquanto eu, entre soluços, fazia minha declaração de independência. Depois de lavar o rosto e tomar um copo de coca, mamãe me disse que papai e ela me ajudariam. Era reconfortante saber que eles estariam ali para me apoiar.

– Mas, antes que deixe Fábio definitivamente – ela disse –, tenho uma tarefa para você.

Minha mãe colocou o bebê adormecido na cama e, pegando uma folha de papel e uma caneta, traçou uma linha vertical dividindo a folha ao meio. Ela me explicou que eu deveria escrever na coluna da esquerda uma lista de todas as coisas que Fábio havia feito e que tornavam impossível a convivência com ele. Conforme observava a linha divisória, imaginei então, que ela me pediria para relacionar as boas qualidades de Fábio na coluna da direita. “Vai ser fácil”, pensei. Imediatamente a caneta começou a deslizar sobre o papel, e rapidamente cheguei ao final do lado esquerdo. Para começar, Fábio nunca juntava as roupas que ele deixava pelo chão, sempre deixava a toalha molhada na cama. Nunca me avisava quando ia sair. Dormia durante os cultos. Tinha hábitos deselegantes e embaraçosos, como por exemplo, assoar o nariz ou arrotar à mesa. Nunca me comprava bons presentes. Recusava-se a combinar as roupas, era rigoroso com gastos e não me ajudava com as tarefas domésticas. Também não gostava de conversar comigo. Deixou de ser romântico. A lista continuava até encher toda a folha.

Certamente eu tinha evidências mais do que suficientes para provar que nenhuma mulher seria capaz de viver com este homem.

Declarei pretensiosamente, logo que terminei:

– Agora sei que você vai me pedir para escrever as boas qualidades de Fábio do lado direito.

– Não – ela respondeu. – Eu já conheço as qualidades de Fábio. Em vez disso, gostaria que, para cada item do lado esquerdo, escrevesse qual foi a sua reação e o que você fez.

Bem, isto já seria mais difícil. Eu já havia pensado nas poucas qualidades de Fábio que poderia mencionar. Porém, em nenhum momento considerei pensar sobre mim mesma. Eu tinha certeza que mamãe não me permitiria deixar a tarefa incompleta. Então, comecei a escrever a segunda coluna.

Em resposta às atitudes dele eu fazia cara feia, chorava e sentia raiva. Eu me envergonhava de sua companhia. Eu me comportava como uma “mártir”. Desejava ter me casado com outra pessoa. Dava-lhe o “tratamento silencioso”. Acreditava que era boa demais para ele. O meu lado da lista parecia não ter fim.

Quando cheguei ao final da página, mamãe pegou o papel da minha mão e foi até a gaveta do armário. Ela pegou uma tesoura e cortou-o ao meio no sentido da linha vertical que havia traçado. Pegou a coluna da esquerda, amassou-a e a jogou no lixo; e voltando-se em minha direção me entregou o lado direito.

– Ana, leve esta lista de volta para casa com você –, ela me disse. – Passe o restante do dia refletindo sobre ela. Ore sobre isso. Cuidarei do bebê até o anoitecer. Se fizer o que estou lhe pedindo, e depois se você sinceramente ainda quiser se separar de Fábio, seu pai e eu estaremos aqui para lhe ajudar.

Encarando os fatos

Deixando a bagagem e meu filho na casa dos meus pais, dirigi de volta para casa. Assim que sentei no sofá com aquele pedaço de papel na mão, não pude acreditar no que estava vendo. Mesmo sem uma análise adequada dos hábitos irritantes de meu marido, a minha lista parecia simplesmente horrível.

O que eu podia ver era um verdadeiro recorde de comportamentos mesquinhos, atitudes vergonhosas e reações destrutivas. Gastei as horas que se seguiram pedindo a Deus que me perdoasse. Pedi a Deus força, orientação e sabedoria para as mudanças que agora eu sabia que teriam que ocorrer em mim. à medida que continuava orando, percebi a maneira ridícula com que estava me comportando. Eu me lembrava vagamente das transgressões que tinha escrito para Fábio. Era uma lista completamente absurda. Não havia nada de tão horrível ou imoral nela. Na verdade, eu havia sido abençoada com um bom homem – não um homem perfeito, mas um bom homem.

Meus pensamentos recuaram até cinco anos atrás. Eu havia feito um voto a Fábio. Eu o amaria e o honraria na saúde ou na doença. Estaria com ele para o melhor e para o pior. Eu havia dito essas palavras na presença de Deus, da minha família e dos nossos amigos. E hoje, pela manhã, estava pronta para abandoná-lo por causa de aborrecimentos triviais.

Neste momento peguei o carro e voltei à casa de meus pais. Eu estava maravilhada de como me sentia tão diferente de quando havia chegado da primeira vez, de manhã, para encontrar minha mãe. Agora me encontrava em paz; sentia-me agradecida e aliviada.
Quando peguei meu filho de volta, senti-me alarmada ao pensar em como estava prestes a fazer uma mudança tão drástica em minha vida. Meu egoísmo quase custara a essa criança a oportunidade de conviver todos os dias com um pai maravilhoso. Agradeci a minha mãe, e rapidamente saí porta afora, de volta para minha casa. No horário em que Fábio costumava chegar do trabalho, eu já havia desfeito a mala e esperava por ele.

Um novo olhar

Eu adoraria poder dizer que Fábio mudou. Mas isso não aconteceu. Ele ainda faz as mesmas coisas que “me aborrecem, me envergonham e me deixam a ponto de explodir”.

Na verdade, a mudança aconteceu comigo. Daquele dia em diante, me tornei responsável não apenas por minhas ações em nosso casamento, mas também por minhas reações.

Ainda me recordo de um item da lista: Fábio dormia durante os cultos. O momento em que ele começava a cochilar sempre marcava o fim do meu período de adoração.
Eu acreditava que ele, de propósito, não tinha o menor interesse na mensagem – e meu pai era o pregador! Eu não me importava com o fato de Fábio não ser capaz de permanecer acordado a qualquer hora por longos períodos. O tempo que ele gastava cabeceando de tanto sono eu gastava bufando de raiva. Sentia-me envergonhada no meio da congregação. Era uma grande humilhação. Tentava imaginar por qual razão eu havia casado com esse homem. Certamente ele não merecia uma esposa tão boa quanto eu!

Somente agora podia enxergar claramente como eu era. Meu orgulho estava atrapalhando uma parte muito importante da minha vida: a minha adoração. Agora, quando Fábio cochilava na igreja, eu gastava esse momento em oração e agradecimento. Desviava os meus olhos dele dormindo e de mim mesma, para concentrar o meu olhar apenas em Deus. Em vez de deixar a igreja furiosa, passei a sair cheia de alegria.
Não demorou muito até que Fábio percebesse a diferença. Ele comentou durante um almoço de domingo: “Você parece estar gostando mais dos cultos ultimamente. Eu já estava começando a pensar que você não gostava do pregador.” Meu instinto imediato seria contar-lhe como ele havia arruinado tantos cultos que assisti. Mas, ao contrário, aceitei seu comentário sem erguer minhas defesas.

Refazendo a lista

Tenho refeito essa lista muitas vezes ao longo dos anos. Continuo pedindo perdão a Deus pelo meu comportamento patético e sabedoria para vivenciar o meu casamento.
Quinze anos depois desta experiência, Fábio, aos 49 anos, foi diagnosticado como portador do Mal de Alzheimer. Ele teve que abrir mão de seu trabalho como professor, e assumi o sustento da família, o que nos levou a dias de muitas tentativas e noites de muita preocupação. Observá-lo lutando para manter suas habilidades básicas diárias tem sido uma grande inspiração tanto para mim quanto para nossos filhos. Precisamos depender de nossa fé para crer que Deus está no controle – especialmente quando sentimos não ter controle algum da situação. Temos procurado na Bíblia as respostas para estas questões difíceis de entender. Gastamos nosso tempo com emoções que vão desde a raiva até a tristeza. Perguntamo-nos, “Por quê?”. Nesses momentos, clamamos a Deus e pedimos que nos dê a paz que excede a todo entendimento.

Lamentavelmente, existem dias em que minha paciência está quase esgotada mesmo sabendo que Fábio não pode evitar certas coisas que me irritam. Então, percebo a minha responsabilidade em reagir com o amor que Deus tem me mostrado. Clamo a Deus e peço que ele ame Fábio através de mim – porque sei que não sou capaz de amar Fábio da maneira que Deus o ama.

Agradeci a Deus muitas vezes por ter uma mãe que foi minha mentora espiritual. Embora tenha certeza de que se sentiu tentada a fazê-lo, naquele dia mamãe não me passou um sermão ou me deu sua opinião sobre o meu comportamento. O que ela fez foi conduzir-me a descobrir a verdade que salvou o meu mais precioso bem: meu casamento. Se não tivesse aprendido a reagir como uma esposa cristã aos pequenos problemas de Fábio, eu jamais seria capaz de reagir de maneira adequada aos grandes problemas que hoje enfrentamos.

Ao chegar em casa outro dia, meu filho me perguntou o seguinte:

– Mãe, o que vamos fazer quando papai não se lembrar mais de nós?
– Bom, nós vamos nos lembrar de quem ele é. Lembraremo-nos do pai e do marido que ele foi. Vamos nos lembrar de tudo que ele nos ensinou e da maneira maravilhosa com que ele nos amava. – Respondi.

Depois que meu filho saiu da sala, fiquei pensando neste homem que amou sua família e o seu Deus. Sorri comigo mesma: muitas das minhas lembranças mais vívidas eram daqueles pequenos hábitos irritantes que me levaram a fazer uma lista de defeitos anos atrás. Versão contextualizada, Becky Zerbe é a autora de Laughing with My Finger in the Dam, e é casada com Bill há 29 anos
http://www.montesiao.pro.br

12 de ago. de 2011

Continuação do Estudo sobre Luxúria-Série Santidade


Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia (Gálatas 5: 16-19)



Há duas semanas demos inicio ao estudo sobre a luxúria, falamos sobre o que ela é e quais pecados ela leva os seres humanos a cometer, por ser um estudo longo, abordamos os temas: prostituição, sodomia pornografia e hoje continuaremos com: Incesto, pedofilia, zoofilia ou bestialismo, fetichismo, sadismo, masoquismo.



Incesto: Vamos ler Levítico 18:5-17

A Palavra de Deus é bem clara em questão do sexo entre parentes próximos, não é permitido, é maldade e pecado grave diante de Deus, claro que muitos devem pensar neste momento, mas Abraão era meio irmão de Sara e Deus o abençoou, mas a lei que Deus deu a Moisés foi bem depois de 500 anos que Abraão foi chamado, e se Deus criou esta lei é porque sabia que os povos da terra estavam se corrompendo com este tipo de ato, tendo relações sexuais sem restrições, sem respeito inclusive pelas pessoas mais próximas, como pai mãe,irmãos e filhos, isto é abominação para Deus.

Casamento entre primos: Casamentos entre primos, tais como Isaque e Rebeca eram comuns. Esse tipo de casamento nunca foi condenado nas Escrituras. Sabemos que inclusive José e Maria pais de Jesus eram primos.

Mas sabemos que hoje em dia há um risco do filho deste casal nascer com algum problema genético, muitos correm este risco.


Pedofilia: Pedofilia é o desvio sexual "caracterizado pela atração por crianças ou adolescentes sexualmente imaturos, com os quais os portadores dão vazão ao erotismo pela prática de obscenidades ou de atos libidinosos" (Croce, 1995).

Vamos ler levítico 18:21 e 20: 1-5

Pedofilia é uma prática que acompanha a humanidade desde o princípio dos tempos, até o povo de Deus foi contaminado com essa ação libidinosa por não dar ouvido ao mandamento divino.

Quanto ao culto pagão oferecido a Moloque que além do sacrifício das crianças que eram abusadas sexualmente e logo depois incineradas; ritual que aquele arraial profano sentia-se purificado das suas culpas, o que não acontecia e desviava o alvo dos que pensavam está agradando a Deus através da inspiração diabólica dos sacerdotes profanos.

Embora MOLOC signifique rei, era na verdade, um deus adorado pelos povos de Moab, Canaã, Tiro e Cartago e em seu nome faziam-se sacrifícios terríveis, designadamente a queima de crianças primogênitas e também a perversão da pedofilia através dos sacerdotes satânicos.

Na Bíblia Sagrada à referência é feita numa parte em que Deus, pela voz de Moisés, proíbe que se entreguem crianças a Moloque Levítico 20:5 como já lemos.

Obs.: Como defesa as crianças temos hoje em dia a Lei que não permite que o direito humano seja violado, e ao mesmo tempo as pessoas estão sensíveis a Palavra de Deus, não permitindo que os pequeninos sejam martirizados por vileza dos adultos imorais que tomado pelo um espírito bestial tentam macular a obra de Deus em todo tempo. Ha grupo satanista que atua as escondidas sacrificando crianças em rituais negros, em outro caso encontramos os que roubam das crianças órgãos vitais para venderem para pessoas que estão se ultimando em um hospital e pagam o bom preço para continuar vivendo, esquecendo-se que uma vida imaculada foi ceifada para que outro continuasse existindo. A pedofilia não pode ser considerada um desajuste mental como dizem alguns psiquiatras, pois a Bíblia relata tal ação como bestialidade inspirada pelo diabo para provocar o sofrimento de muitas famílias e tirar a paz das crianças que estão na face da terra. Na Bíblia Sagrada o Senhor abomina quem comete pecado contra os pequeninos porque Ele é imaculado e não aceita qualquer negligência contra o grupo pueril que habita na face da terra; que são as crianças. Vamos ler: Mateus 18:6 e Mateus 18:10

As crianças têm uma intimidade com Deus por estarem em um padrão de pureza que se assemelha com os anjos, no qual Jesus Cristo ensinou aos seus discípulos que disputava entre si qual seria o maior no Reino dos Céus.


Zoofilia ou bestialismo- Pratica sexual de um humano com animais.

A bestialidade, que é a satisfação sexual sem levar em conta o bem-estar do animal, muitas vezes levando-o a maus tratos, ferimentos e até a morte. A bestialidade equivaleria ao estupro humano.

Enquanto a zoofilia é legal em alguns países, não é explicitamente aceita, pois na maioria dos países, atos sexuais com animais são ilegais, sob as leis de abuso animal e crueldade contra os animais, e menos comum, crime contra a natureza. O filósofo e autor Peter Singer, envolvido em vários movimentos pelos direitos dos animais, defende que a zoofilia não é antiético, desde que não haja dano ou crueldade contra o animal, mas esta visão não é largamente compartilhada, pois a maioria defende que os animais, assim como as crianças, não são capazes de consentir emocionalmente tal ato.

Vamos ver o que a palavra de Deus diz a respeito: Levítico 20:15-16


Fetichismo - É o desvio do interesse sexual para algumas partes do corpo do parceiro ou até estranhos, para alguma função fisiológica, para cenários ou locais inusitados, para fantasias de simulação (empregada doméstica, mecânico, secretária) ou para peças de vestuário, adorno etc.

O Fetiche com certeza é um ato de idolatria, quando a pessoa que vive este pecado se torna obcecado por partes do corpo de outra pessoa, tem uma admiração sexual incontrolável sobre estas partes, aqui no Brasil é encarado como normal este transtorno e se da até nome para aqueles que tem fetiche por pés, chama-se podolatria.

Ha também aqueles que têm fetiches por personagens, roupas e etc. Deve-se tomar cuidado pois o fetichismo que é uma fantasia sexual leva muitas vezes ao adultério mental.(Quando se imagina que seu parceiro(a) é outra pessoa, um personagem etc.) Isso também é pecado!


Sadismo - É mais uma perversão sexual, o foco parafínico do Sadismo Sexual envolve atos (reais, não simulados) nos quais o indivíduo deriva excitação sexual do sofrimento psicológico ou físico (incluindo humilhação) do parceiro. As fantasias sádicas envolvem, habitualmente, o completo controle sobre a vítima, que se sente aterrorizada ante o ato sádico iminente.Outros atuam segundo seus anseios sádicos com um parceiro que consente em sofrer dor ou humilhação (e que pode ter Masoquismo Sexual).Outros, ainda, colocam em prática seus anseios sexuais sádicos com vítimas que não dão consentimento.Em todos esses casos, o que causa excitação sexual é o sofrimento da vítima.As fantasias ou atos sádicos podem envolver atividades que indicam o domínio do indivíduo sobre a vítima (por ex., forçar a vítima a rastejar ou mantê-la em uma jaula).Os indivíduos também podem atar, vendar, dar palmadas, espancar, chicotear, beliscar, bater, queimar, administrar choques elétrico, estuprar, cortar, esfaquear, estrangular, torturar, mutilar ou matar a vítima.

Podemos dizer que é um transtorno mental, a certeza é, é mais uma doença que Satanás colocou no meio da sociedade, pois ele veio pra roubar, matar e destruir. A cura, o equilíbrio e o perdão estão em Deus!


Masoquismo - Mais uma perturbação mental e sexual, onde a pessoa sente prazer na sua própria dor, a pessoa gosta de ser humilhada, violentada, abusada fisicamente e mentalmente, a pessoa sente prazer em ser perfurada, espancada, arranhada, esbofeteada, alguns casos chegam ao extremo, a morte. Mais uma perturbação que leva a pessoa a se alto destruir e a se afastar do perfeito plano de Deus para o ser humano.

Se você já sofreu com alguns dos casos que estão descritos neste estudo, sendo vítima ou o autor, saiba que o Senhor tem cura e perdão para você, e que em Deus podemos nos livrar de todas estas coisas, Nele encontramos forças para vencer todos estes transtornos e pecados. Peça que Jesus venha te visitar neste momento e com o seu sangue te purificar de todos estes males...

Sede santos porque eu Sou Santo. Levítico 11: 14 Pedro 1: 16

4 de ago. de 2011

Testemunho de um voto com Deus!

Olá pessoal, que a paz do Senhor Jesus esteja com todos!

Irmãos estes dias atrás assisti um vídeo do Marcos Andrade Abrão com o tema "Como fazer Votos" o vídeo é este que esta aí em baixo, rsrs na terça feira coloquei ele no blog.
Bom vamos ao testemunho, eu precisava muito resolver um problema com uma empresa que eu havia trabalhado há 5 anos atrás, só que a empresa mudou de nome, e eu não conseguia me comunicar com as pessoas que resolveriam meu problema e nessa eu fiquei meses sem nenhuma saída, até que então...na terça dia 02/08 eu falei com Deus, fiz um voto, pedi que meu problema fosse resolvido até sexta feira, e me comprometi a honrar o voto no tempo certo, falei com o meu esposo o Silas sobre o que eu havia feito e esperei a resposta do Senhor, na quarta feira pedi ao Silas pra tentar falar com a empresa por mim, eu ja estava cansada de nenhuma resposta, mas não podia desistir, eu precisava resolver este problema para receber um beneficio na Caixa Econômica Federal, foi quando após algumas tentativas ele conseguiu agendar pra mim a ida na empresa no dia seguinte, isso pra mim ja era um milagre, aleluia! E na quinta feira, hoje, fui na empresa e fiquei menos de 5 minutos lá, problema resolvido, Deus me respondeu, me honrou trabalhando ao meu favor, edificou ainda mais minha fé e agora vou correr pra pagar meu voto. Glória a Deus!!!!
Quero te incentivar a ver este vídeo, não quer dizer que você tem que fazer um voto com Deus, mas pode aprender muito pra quando for necessário fazer este tipo de aliança com o Senhor, faça da melhor maneira e não se esqueça:
Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não pagares. Eclesiastes 5:4-5

Deus abençoe!