28 de dez. de 2011

Série de Relacionamento

RELACIONAR-SE CONSIGO

Quem é você?
Não estou perguntando seu nome ou pedindo uma definição, porque na verdade eu jamais saberia quem você é de fato, estou indagando sobre quem você é realmente, alguém que apenas você conhece e talvez ninguém mais possa saber.
Você sabe quem é você de verdade?
Para um bom relacionamento é imprescindível sabermos quem é a pessoa com a qual lidamos, pois só assim é possível corresponder às expectativas e não nos decepcionarmos de maneira que o relacionamento tenha um resultado positivo.
Às vezes nos decepcionamos com as pessoas, isso é normal, pois elas são livres e nós não podemos interferir nas escolhas delas, mas então como nós podemos decepcionar a nós mesmos, uma vez que somos nós que nos controlamos?
A resposta é bem simples, muitos não sabem quem são de verdade, por isso se decepcionam, pois como poderiam atender as suas necessidades se não sabem quais são elas de fato, seja por acobertarem e não terem coragem para enfrentar a realidade ou mesmo por nunca terem pensado a respeito.
Vamos falar sobre como nos tornamos o que somos e vamos tentar entender o resultado desta equação.
Ao lermos a Bíblia constatamos que nós, seres humanos, somos basicamente corpo, alma e espírito. Esse ponto de vista, chamado de Tricotomia geralmente é o mais aceito, então vamos seguir por este caminho.


Corpo: 1 Co 6:12-13
Desenvolvemos a partir da formação no ventre materno, com herança genética de ambos os pais, somado ao que é exposto resulta em nossa aparência física.
Precisamos dele saudável, faz parte de nosso bem estar e nossa existência terrena depende disto.
É comum pessoas não se aceitarem como são, algumas fazem cirurgias plásticas, outras adotam práticas mais saudáveis e muitas simplesmente são infelizes por causa de seu corpo o que só se resolve com superação.
Cuide de seu corpo, não o endeuse, não o idolatre, é parte de quem você é, no final das contas uma parte passageira, mas ainda sim muito importante. Além disso muitas coisas que acontecem com nosso corpo refletem na nossa alma e no nosso espírito.
Zelo e obediência a Deus ao cuidar de seu corpo é parte muito importante de seu relacionamento consigo.
O que você precisa fazer pelo seu corpo? Só você sabe e é só sua responsabilidade.

Alma: (Os 4:6) (Ti 1:5) (Mt 5:28)
Desenvolvemos também desde o ventre materno, recebendo também herança genética, somada às experiências e resultando no que somos intelectualmente.
É preciso zelar pela mente, ao que ela é exposta, pois apesar de até hoje não ser totalmente compreendida, sabemos que existem muitos traumas e doenças na mente devido a experiências negativas.
Precisamos também treiná-la, pois podemos desenvolver o nosso potencial, seja para melhorar o nosso temperamento, controlar outros pensamentos ou mesmo aumentar nossa capacidade de planejar, executar e avaliar.
O resultado é o que somos de verdade, uma enchente de sentimentos e vontades que muitas vezes não compreendemos, pois nossa mente ainda é limitada, no entanto podemos afirmar que os pecados nascem na mente e podem ficar impregnados em nossos pensamentos para sempre.
É necessário repreendermos a nós mesmos, tirar algo de nós para que isso não nos prejudique, quando sabemos realmente o que é o melhor para nós.
Controle da mente e obediência a Deus mesmo nos pensamentos é parte muitíssimo importante em seu relacionamento consigo.
O que você precisa fazer pela sua mente? Só você sabe e é só sua responsabilidade.


Espírito: (Gn 2:7) (2 Co 4:16)
Veio de Deus e é nossa forma exclusiva de aproximação para Ele. Também sofre influência de experiências espirituais.
Não é o Espírito Santo de Deus.
Há potencial a ser explorado através de Dons espirituais e de um relacionamento intimo com Deus.
É preciso zelar pelo espírito, não desobedecendo a Deus e resistindo ao Diabo e suas tentações.
O resultado reflete tanto na alma quanto no corpo. É importantíssimo se fortalecer espiritualmente, pois é o caminho para o melhor relacionamento consigo.
O quê você precisa fazer pelo seu espírito? Só você sabe e é só sua responsabilidade.
A maneira como cuidamos de nosso corpo, de nossa mente e de nosso espírito, é a forma como temos nos relacionado com nós mesmos.

Texto e ministração de Silas Prado



22 de dez. de 2011

Série de Estudos Relacionamento

Relacionamento com Deus

Deus esta em busca de pessoas que queiram ter com Ele o maior envolvimento de suas vidas, um relacionamento transparente, comunicativo, onde não só Ele dê o melhor que tem pra nós (como fez ao entregar Jesus), mas nós também venhamos entregar o melhor a Ele, a nossa vida. 

Deus se sacrificou por amor a nós, deu o que mais amava, mas Ele não nos pede pra entregar um filho a morte, a unica coisa que Ele quer que morra em nós é o que esta nos matando, o pecado, que é o que nos faz separação do Senhor! 

Isaías 59:1-2

Deus quer que tenhamos vida, a vida Dele!

O que Deus já te pediu pra entregar pra Ele porque te separava Dele?

Pra sabermos a vontade de Deus é necessário lermos a Palavra, mas tem coisas que Deus nos fala diretamente, em ambas as formas de Deus falar para que entendamos é necessário que estejamos ligados a Ele em oração, um coração humilde, puro e sedento...Tudo isso para que a Palavra e a Instrução do Senhor de frutos nas nossas vidas, frutos permanentes.

Evan Roberts e o avivamento do País de Gales


Eu estendi minha mão e toquei a chama. Agora eu estou queimando e esperando por um sinal. – Evan Roberts, pregando na Capela de Moriah, Dezembro de 19031

Acima de tudo, uma sensação da presença e santidade de Deus impregnava cada área da experiência humana, em casa, no trabalho, nas lojas e nas tavernas. A eternidade parecia inevitavelmente próxima e real. – Efion Evans2 

Eu não sou a fonte deste avivamento. Eu sou apenas um agente entre o que vai ser uma multidão... Eu não sou aquele que está tocandos os corações de homens e mudando as vidas dos homens. Não sou eu, mas o Deus que opera em mim. – Evan Roberts, Smith's Weekly1 

O avivamento de Gales foi um dos mais impressionantes moveres de Deus de todos os tempos. Em poucos meses de avivamento, um país inteiro foi transformado, mais de cem mil pessoas aceitaram o Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador, e a notícia foi espalhada ao redor do mundo. 

O avivamento começou em outubro de 1904 na pequena cidade de Loughor, com Evan Roberts, um jovem de 26 anos. Wesley Duewel conta sobre o início do avivamento no seu livro "O Fogo do Reavivamento": 

Os historiadores geralmente se referem ao reavivamento que começou na aldeia de Loughor no País de Gales como o ponto inicial do reavivamento. Evan Roberts foi o instrumento usado por Deus para inaugurar o reavivamento de 1904. Em 1891, aos treze anos de idade, Roberts começou a ter fome e sede, e orar por duas coisas importantes: (1) para que Deus o enchesse com o Seu Espírito, e (2) para que Deus enviasse o reavivamento ao País de Gales. Roberts fez talvez o maior investimento no banco de oração de Deus a favor do reavivamento que o Senhor desejava enviar. E talvez fosse essa a razão de Deus ter começado a onda internacional de reavivamentos no País de Gales – através de Evan Roberts.2 

Evan Roberts tinha acabado de começar a cursar o seminário quando teve uma visão na qual Deus o chamava para voltar à sua pequena cidade e pregar para os jovens da sua igreja. Roberts já tivera outras experiências com Deus e estava convencido que Ele estava prestes a derramar um poderoso avivamento sobre o país de Gales. Mesmo assim, podemos imaginar que não foi fácil para ele voltar para casa depois de apenas quinze dias no seminário. Mas, na noite de domingo, 30 de outubro de 1904, durante o culto, Roberts teve uma visão dos seus amigos de infância e entendia que Deus estava falando para ele voltar para casa e evangelizar-los.2 

No dia seguinte Evan Roberts reuniu os jovens da igreja e começou a passar a sua visão para o avivamento. Ele ensinou que o povo orasse uma oração simples: "Envia o Espírito Santo agora, em nome de Jesus Cristo". Roberts também enfatizou quatro pontos fundamentais para o avivamento: 
A confissão aberta de qualquer pecado não confessado 
O abandono de qualquer ato duvidoso 
A necessidade de obedecer prontamente tudo que o Espírito Santo ordenasse 
A confissão de Cristo abertamente2 

Os cultos continuavam todos os dias e o fogo do avivamento começou a espalhar-se pela região. 

Na primeira manhã daquela semana milagrosa, as pessoas se juntavam em grupos na rua principal de Gorseinon e a pergunta principal nos seus lábios foi, "Como você se sente agora? Você não se sente esquisito?" Nas suas mentes estavam gravadas as cenas dos cultos do Domingo quando, em cada capela, muitas pessoas pareciam ser subjugadas. As cenas se repetiam a cada dia e a alegria de Evan aumentou. O Reverendo Mathry Morgan de Llanon visitou uma noite e viu o avivalista "que quase dançava com alegria por causa de um que estava orando fervorosamente e que estava rindo enquanto orava, por ter ficado consciente que suas súplicas estavam prevalecendo. Mr Roberts mostrou sinais animados de uma alegria triunfante, em concordância com ele. Glórias a Deus por uma religião alegre."1 

Desse pequeno começo, um grande avivamento começou a varrer o norte do país de Gales. Cultos de avivamento começaram espontaneamente, muitas vezes antes da chegada do avivalista. A maioria dos líderes e ministros do avivamento foram jovens e adolescentes: 

Evan Roberts tinha apenas vinte e seis anos de idade quando irrompeu o avivamento. Sua irmã, Mary, que foi uma parte tão importante da obra, tinha dezesseis. Seu irmão Dan e o futuro marido de Mary, Sydney Evans, estavam ambos com cerca de vinte anos. As "Irmãs Cantoras", que foram usadas grandemente, estavam entre as idades de dezoito e vinte e dois anos. Milhares de jovens se converteram e eram imediatamente enviados por toda a terra testificando da glória de Deus. Criancinhas tinham suas próprias reuniões de oração e testemunhavam ousadamente aos pecadores mais endurecidos. As capelas ficavam superlotadas de jovens.3 

O avivamento resultou na conversão de muitos jovens, que logo se empenharam na obra de evangelização. Crianças também foram usadas poderosamente no avivamento, ganhando muitos almas para Jesus. Novos convertidos lideravam grandes reuniões de oração e estudos Bíblicos.3 

Durante o avivamento os cultos continuavam quase sem parar, e a presença de Deus foi manifesta de uma forma especial. Grandes congregações, de até milhares de pessoas, foram movidos pelo Espírito a "cair aos pés simultaneamente para adorar em uníssono"; às vezes a glória do Senhor brilhava dos púlpitos com uma luz tão forte que "os evangelistas ou pastores fugiam dela para não serem completamente arrebatados"3. 

Um jornalista de Londres que assistiu às reuniões ficou surpreso ao ver como os cultos prosseguiam quase sem liderança ou orientação humana. Hinos, leitura da Palavra, oração, testemunhos dos convertidos e breves exortações por várias pessoas sucediam-se segundo o Espírito guiava. Os grandes hinos da igreja eram cantados durante três quartos da reunião; a ordem reinava, embora mil ou duas mil pessoas estivessem presentes. Se alguém se demorava muito na exortação, outra pessoa começava um hino. Evan Roberts insistia continuamente: "Obedeçam ao Espírito", e o Espírito mantinha a reunião pacífica e ordeira.2 

O Reverendo R B Jones descreveu um culto, onde ele pregou a mensagem da salvação: 

"Como um só homem, primeiro com um suspiro de alívio e depois com um grito de alegria delirante, toda a audiência ficou de pé... Todo recinto naquele momento parecia terrível com a glória de Deus – usamos a palavra 'terrível' deliberadamente; a presença santa de Deus era tão manifesta que o próprio orador sentiu-se dominado por ela; o púlpito onde se encontrava estava tão cheio com a luz de Deus que ele teve de retirar-se!"2 

Os efeitos do avivamento estenderam-se muito além dos cultos e reuniões de oração. Os bares e cinemas fecharam, as livrarias evangélicas venderam todos os seus estoques de Bíblias. O avivamento tornou-se manchete nos principais jornais do país. A presença de Deus "parecia ser universal e inevitável", invadindo não somente as igrejas e reuniões de oração, mas se manifestando também "nas ruas, nos trens, nos lares e nas tavernas" .2 

"Em muitos casos, os fregueses entravam nas tavernas, pediam bebidas e depois davam meia-volta e saíam, deixando-as intocadas no balcão. O sentimento da presença de Deus era tal que praticamente paralisava o braço que ia levar o copo à boca."2 

Evan Roberts trabalhou sem parar no avivamento. Ele não queria que as pessoas olhassem para ele, e muitas vezes ficava calado durante os cultos, preferindo que o Espírito Santo os dirigisse. Ele raramente falava com os jornalistas que vinham para escrever sobre o avivamento, e não permitia que tirassem fotografias dele. 

Durante o avivamento de Gales as pessoas iam às reuniões por causa de Deus, não por causa de uma superestrela. 

Evan Roberts não permitia que seu nome fosse anunciado com antecedência, para que não houvesse nenhuma expectativa na sua pessoa, mas em Jesus. 

F.B.Meyer, um líder cristão maduro e renomado após observar Evan Roberts disse: “Ele não irá a frente do Espírito Santo, mas está desejoso de ficar do lado e permanecer atrás, a menos que esteja perfeitamente seguro de que o Espírito de Deus está se movendo”. 

Aquele que sabe quando não falar, falará com mais autoridade quando falar. 

Em meio ao avivamento, Evan Roberts, esteve em “silêncio” uma semana. Evan não revelou publicamente o que aconteceu nos seus encontros com o Senhor nessa semana, mas todos noticiaram que havia sobre ele uma unção ainda maior. No quinto dia desta semana, Evan anotou quatro princípios simples aos quais ele tinha que se devotar: 

1. Preciso tomar muito cuidado, primeiramente, em fazer tudo aquilo que Deus diz - comanda - e somente aquilo. Moisés se perdeu aqui – ele bateu na rocha. 

2. Segundo, levar todos os assuntos, mesmo os insignificantes a Deus na oração. Josué se perdeu aqui: ele fez uma aliança com os gibeonitas que fingiram que moravam numa terra distante, enquanto estavam morando bem perto. 

3. Terceiro, obedecer ao Espírito Santo. 

4. Quarto, dar toda glória a Ele.” 

Infelizmente, Evan, o "catalisador principal" do avivamento, não cuidou da sua própria saúde, tirando o tempo necessário para descansar. Ele começou a se sentir fisicamente exausto, vindo finalmente a ter um colapso, e em abril de 1906 retirou-se para a casa do Sr. e Sra. Penn-Lewis na Inglaterra. Evan nunca mais exerceu seu ministério de avivalista, e sem sua liderança, o avivamento logo se apagou. 

Depois de sair da liderança do avivamento, com sua saude bastante enfraquecida, Evan Roberts viveu uma vida de intercessão, escrevendo matérias para revistas evangélicas, e recebendo visitas. Alguns anos depois, junto com a Jesse Penn-Lewis, ele escreveu o livro "War on the Saints" (Guerra contra os Santos), em qual ele criticou o avivamento. Menos que um ano depois do lançamento do livro, Roberts o descreveu como sendo uma "arma falhada que tinha confundido e dividido o povo do Senhor."4 

O avivamento no país de Gales durou apenas nove meses, porém neste tempo marcou o mundo. Os frutos, os resultados do avivamento, foram bons: uma pesquisa feita seis anos depois do avivamento descobriu que 80% dos convertidos continuavam sendo membros das mesmas igrejas onde tiveram se convertido. Porém, isso não significa que os outro 20% tivessem se desviado, porque muitos se mudaram para missões independentes ou novas denominações.2

21 de dez. de 2011

O pássaro e a oração

Você já viu um passarinho dormindo num galho ou num fio, sem cair? 


Como é que ele consegue isso? Se nós tentássemos dormir assim, iríamos cair e quebrar o pescoço. O segredo está nos tendões das pernas do passarinho. 


Eles são construídos de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa. Os pés não irão soltar o galho até que ele desdobre o joelho para voar. O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa. 


É uma maravilha, não é? Que desenho incrível que o Criador fez para segurar o passarinho!  


Mas, não é tão diferente em nós. Quando nosso "galho" (segurança) na vida fica precário, quando tudo está ameaçado de cair, a maior segurança, a maior estabilidade nos vem de um joelho dobrado, dobrado em oração. 


Se você algumas vezes, se vê num emaranhado de problemas que o fazem perder a fé, desanimar de caminhar, perdeu os sonhos e a esperança, não caminhe sozinho. Jesus quer fortalecê-lo e caminhar com você por toda sua vida! 


É Ele quem renova suas forças e sua fé; e se cuida de um passarinho, imagina o que não fará por você Seu filho amado, basta você CRER! (Mateus 6.25-34). I Pedro 5.7 diz: “Lancem sobre ele (Jesus) toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. 




“Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto” Isaias 55.6. 


Dobre os seus joelhos, em oração, para que seus pés sejam firmados na Rocha que é Cristo.


http://www.montesiao.pro.br

19 de dez. de 2011

Quem é Jesus - Chrystian, Beatriz e Leticia

Gente ontem o culto de Natal foi muito especial, tivemos o Família Secreta, apresentações de louvores,poesias,salmos, etc...Os irmãos levaram um prato um refrigerante e foi muito boa a ceia a nossa comunhão, o grupo de dança Tua Visão apresentou uma coreografia linda, e o principal foi que a presença de Deus foi notada ao percebemos a paz e o amor que encheu nossos corações!

Um dos momentos mais legais pra mim foi no momento que minhas filhas e meu sobrinho cantaram a musica "Quem é Jesus" do DT infantil, ensaiaram bastante e ainda nos surpreenderam, foi muito emocionante, segue o vídeo aí em baixo, não da pra ver o rostinho deles, mais da pra ouvir a música...Eles nos orgulharam ao entregar esta musica para o Senhor, e sabemos que da boca dos pequeninos sai o perfeito louvor!



Este é outra filmagem da mesma apresentação:



Deus abençoe!

14 de dez. de 2011

Série de Estudos Relacionamento - Namoro e Casamento



NAMORO CRISTÃO: Período de amizade, conhecimento mútuo, oração e estudo da Palavra de Deus. 

Os padrões do namoro cristão são bem diferentes dos padrões que o sistema do mundo tem. No sistema do mundo, na maioria dos casos, o namoro está alicerçado no prazer físico e egoísta. Na maioria das vezes o sexo é à base do relacionamento, e, talvez depois, acontece o casamento.

O namoro cristão precisa ser diferente, Deus coloca limites para a nossa vida em tudo, porque em nós há um desejo depravado para pecar, vindo assim a nossa destruição. 

O namoro cristão precisa ser uma amizade que cresce em oração e estudo da Palavra de Deus; o casal tem oportunidades de se conhecer e aplicar o conhecimento da Palavra de Deus ao seu relacionamento. O objetivo do namoro cristão deve ser o conhecimento mútuo e o prazer da amizade.




PARA QUE O NAMORO SEJA DA VONTADE DE DEUS... 

1- Nunca Namorar com uma pessoa que não crê em Deus. 2Cor. 6:14-18 

2- O Namoro precisa começar sempre com Oração. Fp.4:6 

3- Comunicar aos pais de ambos, sobre suas intenções. Ef. 6:1-3 

4- Nunca viver no "agarra-agarra", principalmente na rua. Col. 4:5 

5- Nunca namorar dentro da Igreja. A Igreja é um lugar de adoração a Deus. 

6- Não deixar o grupo de jovens por causa do namoro. Heb. 10:25 




POR QUE NAMORAR? 

O que você pensa sobre o namoro? Você já fez essa pergunta a si mesmo? Ela pode ajudar muito a definir com que idade deve-se começar a namorar. Tudo depende da maneira como você vai encará-lo. Se for com seriedade e compromisso , pode-se dizer que o seu equilíbrio emocional está começando.

Iniciar um namoro com 12 ou 13 anos, geralmente causa privações de estar com outros amigos ,jogar o esporte que gosta, porque o(a) namorado(a) pode ficar com ciúmes. Por que queimar etapas da sua vida antes da hora? Assumir a seriedade do namoro tão cedo? Adolescência é para se curtir os amigos, viver muitas aventuras. Será que você está preparado(a) para dedicar-se tanto a uma pessoa?

O namoro não é apenas um momento de emoção a dois. Ele é um período muito importante e deve ser levado a sério em nossas vidas. A sua base deve ser firmada num amor de verdade e não em uma paixão desenfreada. E isso leva tempo para se adquirir.

O namoro é o tempo das descobertas. Descobrir o máximo como é o outro: sua personalidade, temperamento, caráter, afinidades e hábitos. Além de oferecer também uma oportunidade para se desenvolver amizade e companheirismo. Você entrou num namoro só por causa das carícias? Cuidado! Elas são muito atraentes e envolventes, mas costumam cegar nosso entendimento para outras áreas importantes. Numa dessas, você pensa que o(a) garoto(a) é um príncipe (ou princesa),de repente você está com o maior "sapo" nas mãos. 




COM QUEM VOU NAMORAR? 




Você já pensou nas qualidades que espera encontrar na pessoa amada? Observe as dicas a seguir e decida somente após uma séria avaliação.




Dicas para um bom namoro 

• O que ele (a) pensa sobre Deus? 

• Ele (a) dá testemunho de uma vida comprometida com Deus? 

• Ele (a) é bondoso(a)? Educado(a)? 

• Como ele(a) reage às suas fraquezas e defeitos? 

• Como reage aos problemas que a vida traz? 

• Como ele(a) reage à auto- É companheiro(a)? É amigo(a)? 

• É briguento(a)? 

• Ele(a) é sensível? Demonstra consideração? 

• Já estabeleceu alvos para o futuro?

• Como ele(a) lida com dinheiro? 




Sem dúvida, é difícil encontrar todas essas qualidades numa só pessoa. Veja se a pessoa corresponde às expectativas que você considera essenciais. Coloque seus anseios quanto a ela em oração e espere em Deus. Lembre-se que Ele pode responder sim, não ou espere. 

O coração humano sempre tem dificuldade em ESPERAR. Deus por toda a Bíblia, nos orienta a esperar por Ele, como em Salmo 46.10- "Aquietai-vos e sabei que eu Sou Deus." Quando ao invés de aquietar, nós nos inquietamos e começamos a agir por conta própria, acumulamos frustrações e problemas.

Ao procurarmos o querer do Senhor para nossas vidas, descobrimos a grande verdade descrita em Rm 12.2-"A vontade de Deus é boa perfeita e agradável". Ele sempre quer o melhor para nós.

Você encontrou a pessoa certa? Já sente-se com maturidade suficiente para encarar o amor e suas responsabilidades? Orou ao Senhor, e obteve uma resposta afirmativa, até de seus pais? Vá em frente, invista nesse namoro. Vai valer a pena! Caso contrário, vá curtir sua juventude, seus amigos e cada etapa desta emocionante fase da vida , pois ainda não é o seu tempo para namorar.

Namorar é muito bom! Mas, namorar dentro da vontade de Deus é melhor ainda!!!




Os Dez Mandamentos do Namoro




Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.




1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.

2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não crê em Deus pode resultar em um casamento equivocado. 

3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.

4. Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si amor e um compromisso permanente. 

5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.

6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento. 

7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.

8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.

9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.

10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro. 

Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.




*Nunca devemos nos esquecer: "A santidade é bela". (Salmo 96:9 e 27:4) 










Casamento Cristão




Quando Deus criou o casamento, Ele o fez para que homem e mulher pudessem completar um ao outro em suas necessidades espirituais, emocionais, intelectuais, físicas e sociais. Para que o casamento cumpra o propósito é necessário, porém, que esteja alicerçado na Rocha que é Jesus.

Que bom quando nos apaixonamos por alguém! Os nossos sentimentos são tão fortes e queremos fazer tudo para agradar ao outro. Não somos conscientes dos seus defeitos e fraquezas e estamos convencidos que vai ser sempre assim. 




Na realidade, depois de um tempo de estarmos apaixonados (talvez dois anos), os nossos sentimentos mudam. Começamos a ver coisas no nosso cônjuge que nos irritam, e não estamos dispostos a fazer tudo que ele quer. Pelo contrario, é difícil agradar ao outro quando não queremos.




Como é possível manter o amor quando os sentimentos já foram embora?




Todos nós queremos amar e ser amados, compreender mais sobre as nossas necessidades e as do nosso cônjuge, e aprender a amar um ao outro melhor.

De fato, as pessoas são muito diferentes na maneira em que mostram amor e na maneira em que querem ser amados. Talvez você seja uma pessoa que se sente amada quando o seu cônjuge comunica o seu amor através de palavras, mas talvez o seu parceiro não percebe isto e a maneira em que ele comunica o seu amor e através de a ajudar em casa ou com os filhos. Se os dois perceberem o que é importante para o outro, isto vai ajudar o casamento.

Vasos vazios

Emocionalmente todos nós somos como vasos vazios que precisam de ser preenchidas com amor, mas somos preenchidos em maneiras diferentes. Para uma pessoa, receber flores e prendas vai preencher a sua necessidade de amor. Para outra pessoa, intimidade física significa que é amado. Precisamos aprender como suprir as profundas necessidades de amor do parceiro.

Basicamente as pessoas sentem-se amadas através de uma ou várias das seguintes maneiras:




PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR: PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO

Elogios verbais e palavras de apreciação são poderosos comunicadores do amor. São os melhores comunicados em forma de expressão direta e simples, como: “Você ficou tão elegante com esse terno”; “Você está muito bem com esse vestido”; “Ninguém faz essas batatas melhor que você”. Além de elogios verbais, outra maneira de expressar palavras de afirmação é com palavras encorajadoras.




SEGUNDA LINGUAGEM DO AMOR: QUALIDADE DE TEMPO

Ter um tempo de qualidade com seu cônjuge. Querer ser alvo da sua atenção, que lhe dedique mais tempo e possam realizar algumas atividades juntos.

Qualidade de tempo significa dedicar a alguém sua inteira atenção, sem dividi-la. Não é sentar no sofá e assistir TV. É assentar-se ao sofá, com a TV desligada, olhar um para o outro e conversar, no processo de dedicação mútua. É dar um passeio juntos, só os dois. É ambos saírem para comer fora.




Dicas para uma conversa de qualidade:

- Procure olhar nos olhos do seu cônjuge quando ele lhe falar (ajuda a não divagar e comunica atenção);

- Não faça outra coisa enquanto ouve seu cônjuge;

- Escute o “sentimento”. Pergunte-se o tipo de emoção que seu cônjuge sente no momento. Certifique-se de que seu pensamento está correto

- Observe a linguagem corporal. Punhos cerrados, mãos trêmulas, lágrimas, cenho franzido indicam o sentimento;

- Recuse interrupções. Se eu lhe dedicar minha total atenção enquanto você fala, evitarei defender-me a fim de fazer-lhe acusações.




TERCEIRA LINGUAGEM DO AMOR: RECEBER PRESENTES

Antes de comprarmos um presente para alguém, pensamos naquela pessoa. O objeto em si é um símbolo daquele pensamento. Não importa se foi caro ou barato. 




Símbolos visuais do amor são mais importantes para uns do que para outros.

Quem tem essa linguagem vive grandes emoções ao receber presentes. Vê neles expressões de amor. 

Sem lembranças como símbolos visuais, o amor do cônjuge poderá até ser questionado. 

Não espere uma ocasião especial. Se esta for a primeira linguagem de seu cônjuge, praticamente tudo o que você lhe conceder será recebido como expressão de amor. 




QUARTA LINGUAGEM DO AMOR: FORMAS DE SERVIR

É fazer aquilo que você sabe que seu cônjuge gostaria que você fizesse. É procurar agradar realizando coisas que ele aprecia, expressando amor através de diversas formas de servir. 

Jesus deu uma ilustração simples, porém profunda, ao expressar amor através de uma forma de serviço quando lavou os pés dos discípulos. 




QUINTA LINGUAGEM DO AMOR: TOQUE FÍSICO

No casamento, o toque de amor existe em várias formas. 

As crises propiciam uma oportunidade singular para se expressar amor. Toques afetuosos serão lembrados muito tempo ainda após as dificuldades terem passado. Porém, a ausência de seu toque talvez jamais seja esquecida.

Um gostoso cafuné, andar de mãos dadas, abraços apertados ou não, relações sexuais, tudo isso faz parte das necessidades de quem possui o “toque físico” como sua primeira linguagem do amor.

Por que não falar com o seu cônjuge e tentar descobrir o que você pode fazer para ele sentir-se amado por si, e o que ele pode fazer para você sentir-se amada(o) por ele(a)?

1- Bem-aventurado o casal que continua a demonstrar carinho e consideração um com o outro depois que a empolgação dos primeiros anos passou.

2- Bem-aventurados são os casais que são corteses e educados uns para com os outros, assim, como são com os amigos. 

3- Bem-aventurado é o casal que possui senso de humor, para que este atributo seja um útil "amortecedor de choques". 

6- Bem-aventurados são eles quando amam seus cônjuges mais do que qualquer outra pessoa neste mundo, e que alegremente cumprem seus votos de casamento com uma vida inteira de fidelidade e respeito mútuos. 

7- Bem-aventurados são eles quando todos os dias agradecem a Deus pelo alimento diário e juntos se assentam para ler a Bíblia e orar em nome de Jesus. 

8- Bem-aventurados são os casais que nunca alteram a voz para dirigir-se um para com o outro, e que fazem do lar um lugar onde palavras desencorajadoras são pouco ouvidas. 

9- Bem-aventurados são os casais que reservam tempo para juntos irem ao templo de culto, para adorarem a Deus, e que trabalha junto para a expansão do reino de Deus. 

10- Bem-aventurados são os casais que sabem lidar com suas diferenças e resolvem seus problemas de ajustamento sem interferência de parentes. 

11- Bem-aventurados são os casais que possuem controle e entendimento acerca de finanças e que conseguiu uma parceria perfeita onde todo o dinheiro está sob o controle dos dois.

12- Bem-aventurados são os casais que humildemente dedicam suas vidas a Cristo e, que constroem o lar, aplicando diariamente o princípio cristão em suas vidas e na vida dos seus filhos, sendo leais, amorosos e não egoístas. 




Se você ainda não é casado(a) guarde essa mensagem no coração, para usá-la quando chegar o momento.




Ministrado por Michelle Coutinho

10 de dez. de 2011

Obediência em meio as tribulações!

Quero compartilhar com vocês algo que tocou meu coração em relação ao livro de Hebreus, o livro é bem profundo e tem coisas que são difíceis de entrar na cabeça, em um único versículo existe tantas informações e riqueza que realmente impressiona, para entende-lo é necessário conhecer um pouco pelo menos de ritos judaicos, Lei, sacrifícios etc...
Na carta aos Hebreus aprendemos que Jesus é superior aos anjos, á Moisés, a Sua Aliança é superior a primeira aliança, Seu Sacerdócio é superior ao de Levi e é Eterno segundo a ordem de Melquisedeque, Seu sacrifício foi definitivo e etc...Porém algo me chamou a atenção. Apesar de tanta perfeição e poder, apesar de ser chamado por Deus, "Filho" no cap. 5:8-9 diz:

Mesmo considerando o fato de Ele ser o Filho de Deus, aprendeu a obediência por intermédio das aflições que padeceu; e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de salvação eterna para todos quantos lhe obedecem...

Jesus sofreu, isto é fato, mesmo sendo Filho de Deus teve que obedecer e passar por aflições, isso acontece também conosco, sofremos e passamos por lutas, tristezas, adversidades da vida, mas se diante dos problemas ficarmos firmes e obedientes como Cristo também seremos chamados "filhos de Deus",pois nEle temos isso garantido e sabemos que se não quebrarmos a nossa aliança de fidelidade com o Senhor em breve encontraremos descanso, o descanso do Senhor, pois perto do que sofremos a glória é muito maior, a recompensa de Deus é tremenda. Por sermos filhos de Deus somos poupados de certas coisas, mas não de tudo, a garantia que temos é que Ele estará conosco para sempre, e assim como Cristo foi aperfeiçoado no sofrimento nós seremos também.

João 16:33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.



Deus abençoe!

Paula Prado

8 de dez. de 2011

Me refaz- Diante do Trono (coreografia) Grupo Tua Visão

Gente pra quem não conhece este é o grupo Tua Visão, o grupo de dança ao qual eu faço parte, está ministração dos vasos foi feita no nosso retiro espiritual no dia 26/11, posso dizer que o Senhor operou maravilhas neste retiro, e nosso grupo foi surpreendido pelo Senhor,muita unção, palavras de Deus, cura, libertação e perdão...Foi lindo!!!!

O som não esta muito bom, mas da pra entender a mensagem, assista!!!!

5 de dez. de 2011

Série de Estudos Relacionamento - Relacionamento com a Família



Um renomado cientista disse certa vez que se houvesse uma guerra nuclear o primeiro que as pessoas fariam depois de passado o perigo seria procurar suas famílias.

Nós, não temos como deixar de observar a variedade de famílias em nossa igreja.

As famílias são importantes para nos ensinar e são importantes para Deus. Os Testemunhos nos dizem que os lares cristãos que vivem de acordo com o plano de Deus são Seus agentes mais eficazes para o avanço de Sua obra. Nossas famílias são símbolos da família celestial, para serem mostradas ao mundo, e para servirem de lições objetivas de como são as famílias que amam a Deus e guardam Seus mandamentos.

A história mostra o surgimento e queda de grandes sociedades antigas como as de Roma, Grécia e Egito. Quando as sociedades estavam no pico do poder e da prosperidade, as famílias eram fortemente estabelecidas e valorizadas. Quando a vida familiar enfraquece, não é valorizada e torna-se extremamente individualista, a sociedade começa a se deteriorar e fragmentar.

O coração da comunidade, da igreja e da nação é o lar. O bem-estar da sociedade, o sucesso da igreja e a prosperidade da nação dependem das influências do lar. A qualidade da vida familiar é extremamente importante para nossa felicidade e saúde mental como indivíduos.

Nos anos recentes a importância e estilo de vida da família e do lar têm sido questionados, mas a ação do pêndulo do mundo está passando para trás a importância de famílias fortes, que conhecem quais são as raízes da nação. Se esse for o caso, certamente nossa igreja deve tomar a posição de liderança na promoção de famílias cristãs fortes.

Muitos de nós não tivemos modelos ideais de como deveria ser a família cristã; então como podemos aprender? O modelo mais positivo que possuímos é a Palavra. Na verdade, é o único modelo verdadeiro e seguro. É a forma escolhida por Deus para transmitir Sua vontade a nossas famílias.

Interessei-me pelos resultados de um estudo realizado pelo (Projeto de Pesquisa do Poder da Família), em Oklahoma. O (Serviço de Extensão Cooperativa) auxiliado pelo agente do (Serviço de Extensão da Economia do Lar), em cada cidade de Oklahoma, trabalharam juntos para recomendar o que considero famílias especialmente fortes. Armados com materiais de diretrizes e de antecedentes, as famílias foram entrevistadas de forma abrangente.

Após o extenso material ter sido analisado, seis qualificadores se destacaram os quais pareciam exercer papel muito importante no fortalecimento e felicidade dessas famílias.

Se essas famílias foram consideradas como as mais destacadas em Oklahoma (essas tendência parecem ser as mesmas em um estudo nacional agora em andamento), então talvez deveríamos tirar tempo para examiná-las.




1. Passar tempo juntos – famílias que realizavam muitas atividades juntos. Esse tempo passado juntos não ACONTECIA POR ACASO. Eles FAZIAM acontecer. Mantinham-se unidas em todas as áreas da vida: refeições, recreação, culto e trabalho.




2. Bons modelos de comunicação – Passavam tempo conversando e ouvindo com atenção. O bom ouvinte transmite respeito. Se você me ouve, então eu o ouço. Em um dos seminários que realizei, sugeri uma forma de ajudar as pessoas a realmente ouvirem o que você diz, caso sinta que esse não está sendo o caso. Escreva uma nota e expresse seus sentimentos e então peça a seu cônjuge para ler essa nota quando você não estiver presente, dando-lhe assim atenção total. Após a reunião um senhor me procurou para me agradecer e dizer que iria tentar esse recurso. Ele disse: “Minha esposa nunca escuta o que eu digo; sinto como se ela estivesse falando com outra pessoa ao telefone e acenasse com a cabeça para mim dizendo: ‘sim, ouvi, continue ..., mas prossegue falando com a outra pessoa”. Ouvir é uma parte muito importante da boa comunicação.




3. Compromisso – Palavra impopular nestes dias. A maioria das pessoas não está disposta a comprometer-se de forma alguma, porém, essas famílias estavam profundamente comprometidas a promover a felicidade e bem-estar uns dos outros. Quando a vida se torna tão agitada que os membros da família sentem que não estão passando muito tempo juntos o quanto deveriam, sentam-se e preparam uma relação de atividades nas quais todos possam estar envolvidos. Com percepção crítica organizam as prioridades a fim de reservarem mais tempo livre para a família.




4. Elevado grau de orientação religiosa – Isso harmoniza com a pesquisa realizada nos últimos 40 anos, que demonstra relacionamento positivo entre a religião e a felicidade conjugal e relacionamentos bem-sucedidos na família. O compromisso se torna mais profundo ao freqüentarem a igreja e participarem das atividades religiosas. É o compromisso para com o estilo de vida espiritual. Este é descrito como a conscientização de Deus que lhes concedeu senso de propósito e de apoio e fortalecimento mútuos. Essa noção de comunicação com o Poder superior ajuda-os a serem mais pacientes uns com os outros, mais perdoadores, mais prontos a eliminarem a ira, mais positivos e mais incentivadores em seus relacionamentos. Em outras palavras, simplesmente viver o cristianismo na prática diária!




5. Capacidade de enfrentar as crises de forma positiva – As crises são tratadas de forma construtiva. De alguma forma conseguem ver na situação mais negra algum elemento positivo, não importa o quão diminuto seja e concentram-se nele. Aprendem a confiarem e a contarem uns com os outros. Eles se unem e não permitem que a crise os fragmentem.




6. Admiração – Essas famílias expressam muita admiração uns pelos outros. Eles se edificam psicologicamente e dão uns aos outros muitas impressões positivas. Não há quem não aprecie estar na companhia de alguém que o ajude a se sentir bem consigo mesmo! Algumas vezes o marido prefere o ambiente do trabalho porque seus colegas o fazem se sentir melhor em relação a si mesmo do que sua esposa – sente-se mais respeitado. Infeliz-mente, a esposa não tem essa mesma possibilidade do marido e se ele não demonstrar apreciação por ela sua auto-estima míngua e morre. O filho, muitas vezes prefere passar tempo com seus colegas porque estes não o criticam da forma que seus pais fazem. A afirmação pode ser um jogo divertido na família. Tente fazer isso no culto familiar. Cada um tece algum elogio a outro membro da família. Recentemente fizemos isso em nossa família – com nossos filhos adultos, netos – e fomos profundamente tocados.

Creio que podemos encontrar esses seis princípios na Palavra de Deus. Apreciaria convidar cada um de vocês a fazerem um novo compromisso hoje, de reorganizar seus valores e prioridades a fim de que nossas famílias sejam verdadeiramente “famílias de Deus”.

Relacionamento Pai com os filhos = Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados. (Colossenses 3:21)

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22:6)

Relacionamento Filhos com o Pai, Mãe, Avó, Avô = Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá. (Êxodo 20:12)

"Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo" (Efésios 6:1)

“Filhos, em tudo obedecei a vossos pais, pois fazê-lo é grato diante do Senhor" (Colossenses 3:20)

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. 1 Timóteo 5:8

Relacionamento entre irmãos, primos = “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.” (Salmos 133:1)



Fonte: Site Monte Sião