16 de mai. de 2012

DEUS NÃO SE ESQUECEU DE VOCÊ!

Salmos 77:1-14

Antes de ler o estudo leia o salmo.

Este salmo retrata uma pessoa em aflição, clamando por Deus, mas sem vê qualquer indício de que Deus vai lhe atender. Quantas vezes você já se sentiu como o salmista: angustiado (v.2), inconsolável, perturbado (v.3)? Há momentos em nossa vida em que temos a impressão de que o Senhor está calado, indiferente ao que estamos passando, pensamos até que Ele nos esqueceu.

No entanto, quando tentamos enxergar a nossa situação com outra perspectiva, com os olhos e ouvidos espirituais mais atentos, percebemos que não estamos sós! Percebemos que Deus não nos esqueceu e que Ele se importa conosco e quer se revelar a nós. Assim aconteceu com o salmista, nos momentos de angústia, o Senhor nos revela três verdades. Vejamos:



I - DEUS OUVE O SEU CLAMOR - (v.1). O nosso Deus jamais nos abandona! Quando estamos passando por situações críticas, de desespero e dor, devemos clamar ao Senhor, pois Ele nos ouvirá. Foi essa a atitude do salmista,... "eu levantei a minha voz ...'' e, o Senhor estava pronto a respondê-lo: ‘'...e Ele inclinou para mim os ouvidos...'' . O Senhor não rejeita o clamor do seu povo e nem está indiferente ao seu sofrimento. A Palavra de Deus diz que Ele colhe em seu odre todas as nossas lágrimas! (Sl 56:8). Isto quer dizer que nenhuma lágrima passa desapercebida pelo Senhor, pois Ele se importa com o nosso sofrimento! Busque ao Senhor no dia da angústia e Ele ouvirá o seu clamor! Entregue não somente os seus problemas, mas a sua vida por completo nas mãos do Único que pode ouvir e responder ao seu clamor: Jesus Cristo, o Senhor!!



II - DEUS SE IMPORTA COM SEUS SENTIMENTOS - (v.2-9). O salmista estava tão angustiado, que não conseguia dormir e nem exprimir verbalmente o que estava sentindo (v.4). Ele chegou ao ponto de questionar se Deus o rejeitaria, ou se esqueceria de ter misericórdia! (vs.7-9) Talvez você esteja da mesma forma, se questionando ou se sentindo sem forças até para emitir alguma palavra. Mas saiba que o Espírito Santo "intercede por nós com gemidos inexprimíveis!" (Rm 8:26) e que Deus jamais nos abandona pois Ele é piedoso e misericordioso! (Sl 111:4) Ele sabe o que se passa em seu coração antes mesmo que a palavra chegue à sua boca! Deus não rejeita o quebrantado, pois Ele se importa como os seus sentimentos. Abra o seu coração e derrame-se na presença de Jesus, entregue a Ele os seus sentimentos e a sua vida! Aceite-O como seu Salvador!



III - DEUS RENOVA SUA ESPERANÇA - (v.10-14). Em meio a tanta angústia e questionamentos, enfim o salmista traz à memória o que o Senhor fez no passado e a sua esperança começa a renascer. Ele então começa a se lembrar das maravilhas que Deus operou em meio ao Seu povo. Da mesma forma devemos alimentar a nossa esperança nos lembrando de que Deus nunca nos abandonou. Ele sempre esteve ao nosso lado. Saiba que Deus não muda, e assim como Ele livrou o Israel no passado, o fará também hoje em sua vida! Creia que o Senhor está no controle de todas as coisas e que a sua vida está guardada nele. Coloque a sua esperança no Senhor e não se deixe levar pelas circunstâncias. (Hab 3:17-19)! Saiba que há esperança para você, há solução para o seu problema e a resposta está em Jesus! Receba-O como seu Senhor!



CONCLUSÃO: "Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti." (Is 49:15) Esta é a palavra do Senhor para você que está clamando, angustiado e sem esperança! Saiba que Deus está atento ao seu clamor, se importa com seus sentimentos e quer renovar a sua esperança, pois Ele jamais te esquecerá!! Entregue sua vida ao Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário