28 de fev. de 2012

A Filha Amada e o Filho Amado

Na semana passada recebi um presente muito especial e edificante, o livro a Filha Amada e O Filho Amado, de Marilene Ferreira. Uma escritora mineira que Deus escolheu para trazer as boas novas, restaurar mulheres e também famílias.
O primeiro livro que li da Marilene foi A Filha Amada, ganhei de um amigo e irmão da minha igreja, André Evangelista, foi um lindo presente de aniversário.
Conheci esta mulher maravilhosa através de um vídeo no You Tube, Helena Tannure a homenageou em um culto de mulheres na Lagoinha, em um momento em que ela não sabia quem era, e o que seria, A Filha Amada foi instrumento de Deus para direciona-la e mostrar o amor do Senhor por ela, assim também foi comigo e com tantas mulheres.
Bom sem mais explicações, rsrsrs voltando ao novo livro, quero compartilhar com vocês que no sábado comecei a lê-lo, e em meio aquelas palavras senti algo muito especial, a presença de Deus. Uma virtude tão grande que entrava dentro de mim e movia meu coração, algo sobrenatural!
Indico mais este livro da Marilene Ferreira para vocês, descubram a fundo quem são vocês para o Ser mais importante de todo o universo, Deus!

Deixo um trecho maravilhoso para sua meditação, mas não perca tempo, compre já seu exemplar!

"Os nossos erros e acertos podem ajudar os outros. Em toda situação, a todo o momento, onde Deus nos dirigir a vida, Ele trabalhará em nós, sempre incansavelmente! Porque Ele nos ama, Ele fará isso."
...
"O vale poderá nos parecer assustador e angustiante, mas na verdade é a nossa grande oportunidade! Podemos sim fazer dele, do deserto árido, um lugar de fontes! 
A nossa atitude no vale influenciará grandemente o nosso futuro. Alguém já disse que as flores e os frutos não se encontram nos picos dos montes, mas sim nos vales."

Marilene Ferreira


24 de fev. de 2012

O Anúncio



      O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua: “Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal?” Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu: "Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e margeantes águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda". Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio. "Nem penso mais nisso, disse o homem, quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!”.


      Às vezes, não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás de miragens e falsos tesouros. Valorize o que você tem, a pessoa que está ao seu lado, os amigos que estão perto de você, o trabalho que DEUS lhe deu, o conhecimento que você adquiriu, a sua saúde, o sorriso, enfim tudo aquilo que nosso DEUS nos proporciona diariamente para o nosso crescimento espiritual. Há pessoas que dizem: "Tudo que eu queria, era que Deus me desse uma oportunidade" Mal sabem elas que DEUS já lhes deu! A oportunidade é fazer a diferença onde você está!

Seja Feliz!!

22 de fev. de 2012

Tenha cuidado e zelo com os seus




Qual a sua prioridade, Igreja ou a sua família? "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel." (ITm. 5:8). Qual que vêm em primeiro lugar? A Igreja, a denominação ou a família. Hoje gostaríamos de abordar este assunto esclarecendo o seguinte: A Igreja é importante, pois o Senhor a instituiu, porém a mesma é composta de famílias. A Igreja é importante, pois é através da mesma que os princípios de vida cristã são ensinados através da doutrina da Palavra de Deus, a Bíblia; Porém é na família que o alicerce deve ser lançado.

Na Igreja é onde devem estar os verdadeiros homens e mulheres de Deus chamados para o ministério pastoral, porém é na família cristã é que eles nasceram seguindo o exemplo de seus pais na vida de fé. A Igreja é o lugar da união de pessoas que se dizem cristãs, ou seja, seguidoras de Jesus Cristo, porém é na família que esta unidade deve ser ensinada e vivida. A Igreja (templo) é o local onde as famílias vão adorar o Senhor entregando as suas vidas no altar em completo arrependimento de seus pecados, porém é na família que o altar de Deus encontra as vidas. É bom lembrar que a Igreja como nós a conhecemos, um templo de quatro paredes não era a prioridade na Igreja primitiva. As Igrejas se reunião nos lares. O lar era um permanente seminário de instruções cristãs, onde os preceitos, onde os mandamentos, os ensinos do Senhor eram aprendidos para serem praticados. Infelizmente hoje a realidade é bem diferente. Os lares não estão cumprindo o seu papel na instrução dos verdadeiros valores de Deus. De fato alguns colocam a Igreja (a denominação) como prioridade, talvez por não sentirem a presença de Deus em suas próprias casas.

Os homens como sacerdotes, não estão cumprido o seu papel de pastoreio de suas famílias. Eles precisam levá-las ao templo para que outros ministrem a elas. Os filhos não estão recebendo orientação bíblica em suas casas. Pela misericórdia de Deus quando alguns se convertem necessitam de famílias espirituais diferentes da sua de origem para receberem delas cuidado. Não deveria ser assim, pois é a partir da família que o alicerce deve ser lançado, fundamentado. A família em torno da Palavra, dos cânticos, do testemunho, da comunhão e oração. É com pesar que informamos que muitas Igrejas estão doentes e estão na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Doentes por que? Porque suas famílias não recebem alimento diário. Este alimento só é dado nos finais de semana por outras pessoas e diga-se de passagem por alguns que nem são credenciados para isto.

Durante a semana ficam famintas porque a leitura da Palavra e a oração estão sendo negligenciadas em seus próprios lares. Outro dado também alarmante é o que diz respeito à família pastoral. Pastores espalhados neste mundo que têm um enorme zelo em alimentar as famílias de sua Igreja, mas que deixa a sua própria faminta. Nos cultos, nas classes de escola bíblica, transformam-se em homens santos, poderosos na oração. São mestres na hora de expulsar os demônios, porém em casa não são sacerdotes. Maltratam suas esposas, espancam os seus filhos e se transformam totalmente. Estes homens em nome de sua denominação e até em nome de Deus abrem os seus pulmões e dizem: “A Igreja vêm em primeiro lugar, depois a família e ponto final”. Amados do Senhor. A instrução que você está recebendo neste momento têm o respaldo bíblico. A Palavra de Deus nos diz: “mas se alguém não cuida dos seus e principalmente dos de sua família negou a fé e pior que o incrédulo” Depois de Deus, a família deve vir em primeiro lugar e a seguir a Igreja.

A família em relação aos dogmas precisa estar na frente. Que adianta, por exemplo, eu como pastor ganhar inúmeras famílias para Cristo, e perder a minha para o diabo. A Igreja nada mais é a do que a extensão do meu lar. Se canto na Igreja devo cantar em meu lar, se prego na Igreja devo pregar em meu lar, se mantenho comunhão com outras famílias na Igreja, eu devo também ter comunhão com os da minha casa. Por não observar estas verdades em que vemos tantos relacionamentos frustrados, tantas famílias desunidas, longe de Deus, angustiadas, tristes e sem vida espiritual. Eu tenho o pensamento que um trabalho de evangelismo deve ter o seu ponto de partida a nossa casa. Precisamos levar os de nossa casa a Cristo urgentemente. Alguns se justificam citando a passagem bíblica em que Jesus disse: “Quem não deixar pai e mãe, irmãos, casa, campos por amor de mim, não verá o Reino de Deus”.

Se expressam assim para poder continuar agindo em duplicidade em suas vidas. Amados, devemos ser um Cristo, uma mesma pessoa na Igreja e dentro de casa. Não devemos usar mascaras. Devemos ser transparentes, devemos ser nós mesmos. A Igreja somos nós. A Igreja não é quatro paredes. São pessoas lavadas e remidas pelo sangue do cordeiro. A verdadeira Igreja é composta de santos, Isto é de santificados pela Palavra do Senhor. Não são poucos obreiros por aí que gastam noites de oração em vigília, buscando ao Senhor. São bons pregadores, expositores da Palavra, mas em seus lares parecem que são outras pessoas, se parecem com incrédulos.

Eu tenho as minhas dúvidas se o Senhor os atendem. Que Deus nos ilumine debaixo de sua Graça, de sua unção para reconhecermos que a nossa família tem prioridade em relação ao cuidado que julgamos ter com a nossa Igreja. Deus tenha misericórdia do seu povo chamado de Cristão, ou seja, seguidor de Jesus Cristo. Quero orar por você. De repente o seu lar está vivendo exatamente esta realidade. Como se dizem por aí. “É pastor o senhor mexeu na ferida”. De repente o seu cônjuge é uma pessoa dentro de sua casa e outra pessoa quando está em comunhão com outras pessoas. No lar, ele deixa a desejar, parece que é um incrédulo, mas na igreja ele ora, ele lê a bíblia e até sai com o grupo para evangelizar.

Não pode ser assim. Temos que ser a mesma pessoa em todos os lugares que estivermos. Por que Deus habita em nosso coração. Isto quer dizer que por onde andarmos levaremos a presença de Deus conosco. Não faz sentido vivermos em duplicidade. Por isso eu quero orar para quebrar toda esta situação no seu lar. Para isso você precisa exercer fé neste momento, porque sem fé é impossível agradar a Deus. E a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra Deus. Oração: Nosso Deus, eu quero apresentar este internauta e a sua família diante do Senhor. Que aja concerto nesta oportunidade. Que aja entendimento da tua Palavra tal qual ela nos apresenta. Abençoa Senhor com Poder e que a prioridade seja a família na vida daquele que te serve em espírito e em verdade. Desfazemos neste instante tudo aquilo que têm atrapalhado a comunhão familiar. Que a família nunca fique em segundo plano. Esclarece isto às mentes e corações que estarão em contato com este texto. Oramos em nome de Jesus Cristo, a quem damos a honra e o Louvor, hoje e por todo sempre. Amém, e amém.


Pr. Nelson R. Gouvêa
www.ministeriocomfamilias.com.br

Família segundo o padrão de Deus X Costumes seculares

Introdução

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

Primeiro passo, aprender e entender para sofrer a transformação que tem como consequência o viver a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Eu preciso aprender o padrão de Deus, Ele tem um padrão pra mim e minha família.

O mundo também oferece um padrão pra mim, mas eu tenho que ter a consciência que:

Padrão de Deus faz eu viver: A sua boa, agradável e perfeita vontade.

Padrão do Diabo faz eu viver: A sua maldade, não é agradável e não é perfeito pra mim. Porque o Diabo quer me roubar, me destruir e me matar.

As vezes recebemos visitas em casa e as pessoas dizem: nossa tem algo bom aqui eu sinto paz, mas tem lares que entramos e queremos sair correndo... Isso tem a ver com estilo de vida da família se é segundo a vontade de Deus ou segundo o sistema deste mundo. Não tem haver com algo financeiro, mas tem haver com comprometimento da família com o estilo de vida indicado por Deus.

Lares sólidos não são pura sorte. Somente pelo retorno ao padrão de Deus para nossas famílias poderemos começar a entender as grandes bênçãos que ele preparou para nós em lares construídos sobre a rocha sólida da Sua Palavra.

Algumas idéias e hábitos seculares que estão destruindo a família.

*Brigas constantes, falta de harmonia, cada um impõe o que acha certo, trazendo uma guerra pra dentro do lar. Ás vezes é melhor perder para ganhar, isso é questão de sabedoria.

*Eu trabalho pra ganhar meu dinheiro, ele é só meu. O Dinheiro é da Família e não de um individuo só. O dinheiro só é seu se vc for solteiro mas aprenda a colaborar na casa dos seus pais. Cada membro da família deverá trabalhar para o beneficio mútuo da família como um todo. Os filhos devem ter tarefas a serem cumpridas, e a eles deve ser passado que o trabalho enobrece e traz realização.

*Parentes que se intrometem na administração e andamento comum da casa, tirando a autoridade dos responsáveis pelo lar.

*Não fale mal da sua família para ninguém, não exponha as pessoas que vc mais deve amar e proteger nesta terra. Não fale principalmente para parentes, porque quando você perdoar ou esquecer, pode ter gerado ódio no coração de quem você desabafou.

*Ter tempo com a família, o mundo não valoriza mais isso, separe tempo para que a família toda possa conviver e desfrutar da presença um do outro. Quantidade de tempo não substitui qualidade de tempo. Cuide bem da sua família, nesta terra ela é o único bem realmente seu...Deus deu esta família só para você.

*Qualquer coisa eu separo, a pessoa já casa pensando em separar.

* Hoje em dia é difícil encontrarmos mulheres que que perseveram ao lado de maridos ainda não crentes, mas eu digo que para você que ama este homem e continua orando por ele, continua aguentado firme e obedecendo a Palavra de Deus, orando, Deus vai te recompensar poderosamente, você é uma mulher virtuosa. (Exceto em casos de agressão, Deus não te submete a isso)

*O mundo diz não case curta a vida, mas a certeza que tenho é, você não curtirá sua velhice.

Filhos

*O mundo diz não tenham filhos eles vão atrapalhar seus sonhos, mas Deus te escolheu mulher para gerar vida.

*Pais não devem amar mais um filho do que o outro, filhos devem ser amados com a mesma intensidade de amor, porém serem educados segundo as necessidades de sua alma. Ouve-se muito por aí de pessoas que amam e preferem o filho Y ou X. Deus ama a todos igualmente, sigamos seu exemplo.

*Pais ou mães que desrespeitam uns aos outros na frente dos filhos, isso é errado e a criança fica confusa, aprendem a fazer igual.

*Filhos desobedecem, copiam coisas mundanas e os pais acham natural e até bonito, a criança faz o que quer, cara feia, resmunga, chega até a xingar... E esta criança cresce e não dar mais pra consertar o estrago. Aí só milagre.

* Filho não fala mais alto que pai e mãe dentro de uma casa e em lugar nenhum, isso é desonrar os pais.

*Vou deixar meu filho escolher a religião dele, quer dizer que vc não leva á sério a Palavra de Deus. (Os filhos são do Senhor) (♪ Papai mamãe tenham coragem de dedicar os seus filhos ao Senhor Dt Infantil)

*Os pais ligam mais em dar coisas materiais aos filhos do que amá-los, protegê-los, dar atenção e educá-los, porque é mais fácil comprar do que conquistar.

*Quem deve ensinar educação sexual segundo a Palavra de Deus aos filhos são os pais, a Igreja complementa.

*Quem deve educar os filhos são os país, e não a Igreja.



Conclusão:

Quando Deus olha para a nossa casa Ele deseja ver parte Dele lá dentro, Ele deseja ver uma extensão do Reino Dele nos nossos lares. É necessário que venhamos orar e buscar viver o Reino Dele.

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; ( assim na minha casa, como no céu)
Mateus 6:10

Deus quer que sejamos o exemplo para os fiéis e testemunho para os infiéis. A prova que ter uma família é bom, é agradável é perfeito, é a vontade de Deus!



Paula Prado





18 de fev. de 2012

Carnaval

O Carnaval, essa festa que arrebata multidões para as ruas, promove desfiles suntuosos, comilança, excessos em geral e também muita violência, liberalidade sexual etc. Ao estudarmos a origem do Carnaval, vemos que ele foi uma festa instituída para que as pessoas pudessem se esbaldar com comidas e festa antes que chegasse o momento de consagração e jejum que precede a Páscoa, a Quaresma.


Veja o que a The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 nos diz a respeito:
"O Carnaval é uma celebração que combina desfiles, enfeites, festas folclóricas e comilança que é comumente mantido nos países católicos durante a semana que precede a Quaresma. Carnaval, provavelmente vem da palavra latina "carnelevarium" (Eliminação da carne), tipicamente começa cedo no ano novo, geralmente no Epifânio, 6 de Janeiro, e termina em Fevereiro com a Mardi Gras na terça-feira da penitência (Shrove Tuesday)." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)


Em contra partida vemos que isso era apenas um pretexto para que os romanos e gregos continuassem com suas comemorações pagãs, apenas com outro nome, já que a Igreja Católica era quem ditava as ordens na época e não era nada ortodoxo se manter uma comemoração pagã em meio a um mundo que se dizia Cristão.


"Provavelmente originário dos "Ritos da Fertilidade da Primavera Pagã", o primeiro carnaval que se tem origem foi na Festa de Osiris no Egito, o evento que marca o recuo das águas do Nilo. Os Carnavais alcançaram o pico de distúrbio, desordem, excesso, orgia e desperdício, junto com a Bacchanalia Romana e a Saturnalia. Durante a Idade Média a Igreja tentou controlar as comemorações. Papas algumas vezes serviam de patronos, então os piores excessos eram gradualmente eliminados e o carnaval era assimilado como o último festival antes da ascensão da Quaresma. A tradição do Carnaval ainda é comemorada na Bélgica, Itália, França e Alemanha. No hemisfério Ocidental, o principal carnaval acontece no Rio de Janeiro, Brasil (desde 1840) e a Mardi Gras em New Orleans, E.U.A. (dede 1857). Pré-Cristãos medievais e Carnavais modernos tem um papel temático importante. Eles celebram a morte do inverno e a celebração do renascimento da natureza, ultimamente reunimos o individual ao espiritual e aos códigos sociais da cultura. Ritos antigos de fertilidade, com eles sacrifícios aos deuses, exemplificam esse encontro, assim como fazem os jogos penitenciais Cristãos. Por outro lado, o carnaval permite paródias, e separação temporária de constrangimentos sociais e religiosos. Por exemplo, escravos são iguais aos seus mestres durante a Saturnália Romana; a festa medieval dos idiotas inclui uma missa blasfemiosa; e durante o carnaval fantasias sexuais e tabus sociais são, algumas vezes, temporariamente suspensos."(The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)


A Enciclopédia Grolier exemplifica muito bem o que é, na verdade, o carnaval. Uma festa pagã que os católicos tentaram mascarar para parecer com uma festa cristã, assim como fizeram com o Natal. Os romanos adoravam comemorar com orgias, bebedices e glutonaria. A Bacchalia era a festa em homenagem a Baco, deus do vinho e da orgia, na Grécia, havia um deus muitíssimo semelhante a Baco, seu nome era Dionísio, da Mitologia Grega Dionísio era o deus do vinho e das orgias. Veja o que The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 diz a respeito da Bacchanalia, ou Bacanal, Baco e Dionísio e sobre o Festival Dionisiano:


"O Bacanal ou Bacchanalia era o Festival romano que celebrava os três dias de cada ano em honra a Baco, deus do vinho. Bebedices e orgias sexuais e outros excessos caracterizavam essa comemoração, o que ocasionou sua proibição em 186 dC." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)


Essa descrição da Bacchanalia encaixa como uma luva em Carnaval


"Da Mitologia Romana, Baco era o Deus do vinho e da orgia. O filho de Semele e Júpiter, Baco era conhecido pelos gregos como Dionísio. Sua esposa era Ariadine."


"Dionísio era o antigo deus grego da fertilidade, danças ritualísticas e misticismo. Ele também supostamente inventou o vinho e também foi considerado o patrono da poesia, música e do drama. Na lenda Órfica Dionísio era o filho de Zeus e Persephone; em outras lendas, de Zeus e Semele. Entre os 12 deuses do Monte Olimpo ele era retratado como um bonito jovem muitas vezes conduzido numa carruagem puxada por leopardos. Vestido com roupas de festa e segurando na mão uma taça e um bastão. Ele era geralmente acompanhado pela sua querida e atendido por Pan, Satyrs e Maenades. Ariadine, era seu único amor."


"O Festival Dionisiano era muitas vezes orgíaco, adoradores algumas vezes superavam com êxtase e entusiasmo ou fervor religioso. O tema central dessa adoração era chamado Sparagmos: deixar de lado a vida animal, a comida dessa carne, e a bebida desse sangue. Jogos também faziam parte desse festival." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)


O Festival Dionisiano então, não parece ser a mesma coisa que a Bacchanalia e o Carnaval?


Nós, os Cristãos, não devemos concordar de modo algum com essa comemoração pagã, que na verdade é em homenagem a um falso deus, patrono da orgia, da bebedice e dos excessos, na verdade um demônio. Pense nisso.



Irlan de Alvarenga Cidade


11 de fev. de 2012

Yosef Karduner - Hashem Melech - Live




Louvor em Hebraico. 


Hashem Mélech, Hashem Malách, Hashem Yimloch Leolam Vaed
Hashem Mélech, Hashem Malách, Hashem Yimloch Leolam Vaed
Vahaiá Hashem Lemélech Al Col Haárets, Baiom Hahu Yihie Hashem
Echad Ushemo Echad.
 


Tradução:

O Eterno Reina, O Eterno Reinou; O Eterno reinará para todo Sempre
O Eterno Reina, O Eterno Reinou; O Eterno reinará para todo Sempre
E O Eterno será Rei de toda a Terra; e nesse dia O Eterno será UM, e O Seu Nome UM.

9 de fev. de 2012

Estudo para Líderes Cristãos

INTRODUÇÃO

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas a um objetivo comum.

Líder é aquele que recebe tal responsabilidade, assumindo o compromisso de levar o grupo àquele objetivo.
Portanto, liderar exige conhecimentos, técnicas e aprendizado contínuo no trato de pessoas.
Não confunda administrar coisas com liderar pessoas!
Liderar não é administrar templos, finanças, organizações. Você pode ser um ótimo administrador das finanças da sua igreja, por exemplo, e não ter nenhuma liderança nesta área.

1 – FOCOS DO LÍDER

PESSOAS: elas são o alvo da liderança. Não se lidera coisas, lidera-se pessoas!
OBJETIVO: sem objetivo, o grupo se perde, o líder não sabe para onde liderar seu grupo. Um objetivo principal. Exemplo: EBD – objetivo: levar almas ao conhecimento de Jesus, através do ensino da Bíblia.

2 – ESTILOS DE LIDERANÇA

Autocrática: decide tudo sozinho. Não dá espaço para novos líderes. Exigente. Foco nos “resultados” e não nas pessoas.

Democrática: não decide nada, deixa tudo para que os liderados decidam. Foco nas pessoas e não no objetivo.

Volúvel: vai de acordo com a “onda”. Muda o objetivo de acordo com “as novidades”.

Detalhista: perde-se em detalhes e perfeccionismos. Preocupa-se mais com os métodos que o objetivo.

Responsável: assume a responsabilidade da liderança, motivando o grupo a atingir o objetivo. Trabalha com foco nas pessoas sem perder de vista o objetivo.

3 – TÉCNICAS DO BOM LÍDER

COMUNICAR: informar de maneira clara, direta e simples. Transmitir a visão da necessidade de conseguir o objetivo.

DELEGAR: acionar os recursos dos seus liderados (“dons”) na direcão do objetivo. Fazer com que 1+1 seja igual a 3, e não 2. Organizar tarefas e funções. Formar equipes.

INOVAR: aceitar mudanças e novas ideias. A única coisa que o bom líder não cede é quanto ao objetivo. No caso do líder cristão, não cede quanto á doutrina bíblica.

MOTIVAR: incentivar novas lideranças. Elogiar. Estimular a participação dos liderados nos processos que levam ao objetivo final. Ser exemplo de conduta.

PLANEJAR: ter uma visão de longo prazo, definindo prioridades. Treinar as lideranças. Adotar metodologias compatíveis com os objetivos.


4 – EXEMPLO DE LIDERANÇA: JESUS

Seu objetivo: salvar os homens do pecado, do mal e da morte.

Comunicou: sua mensagem de amor e nova vida, na linguagem do povo da época (parábolas). Pregou em aramaico (língua corrente da Palestina).

Delegou: a missão de espalhar a mensagem de salvação a todo o mundo.

Inovou: rompeu com as arcaicas tradições religiosas da época. Ensinou ao ar livre, concedeu perdão a prostitutas e cobradores de impostos, curou no sábado.

Motivou: enviou Seu Espírito para que seus discípulos saíssem das casas-esconderijos. Foi exemplo de conduta em todas as áreas humanas.

Planejou: deu ordens específicas (“amai-vos uns aos outros…” etc.) e escolheu 12 homens para a liderança, treinando-os durante 3 anos.

5 – A ESCALA DE VALORES DO LÍDER CRISTÃO

1.CRISTO

2.PESSOAS

3.IGREJA

4.EU

O objetivo é: “Servir a Cristo e Seu Reino, como embaixadores” (Mt 6.33,2 Co 5.19-20)

A prioridade é: “Almas.” (Mt 28.18-20)

O método é: “Missionário, através do Corpo de Cristo (a Igreja)” (Mt 16.18-19)

O menor servo é: “eu” (Mc 19.35, Lc 9.46-48)

6 – AS 10 BEM AVENTURANÇAS DE UM LÍDER

1.Bem aventurado o líder que não busca posições elevadas, mas que foi convocado ao serviço pela sua habilidade e disposição de servir.

2.Bem aventurado o líder que sabe para onde está indo e como chegar lá.

3.Bem aventurado o líder que não fica desencorajado e que não apresenta alegações para isto.

4.Bem aventurado o líder que sabe liderar sem ser ditador. Os verdadeiros líderes são humildes.

5.Bem aventurado o líder que busca o melhor para os seus liderados.

6.Bem aventurado o líder que lidera conforme o bem da maioria e não segundo a gratificação pessoal de suas próprias ideias.

7.Bem aventurado o líder que desenvolve líderes ao liderar.

8.Bem aventurado o líder que marcha com o grupo, interpretando corretamente os sinais do caminho que conduzem ao sucesso.

9.Bem aventurado o líder que tem a sua cabeça nas nuves, mas os seus pés na terra.

10.Bem aventurado o líder que considera a liderança como uma oportunidade de servir.

7 – LIDERANÇA – BARREIRAS E ERROS

Barreiras à delegação do poder

Desejo de segurança e “status” – O único líder verdadeiro é aquele que se reproduz!

Resistência à mudança.

Falta de autoestima.

Só os líderes seguros são capazes de doar.

As melhores coisas acontecem somente quando você dá a fama aos outros.

8 – O LÍDER MEDÍOCRE

Têm que estar sempre certos: Eles precisam sempre ganhar as discussões, forçar as pessoas a concordarem com elas e lazer tudo do seu jeito. Seu ego nunca permite que eles aceitem que estão errados ou que cometeram um erro. Isso acaba destruindo qualquer possibilidade de criatividade ou inovação dentro da equipe.

Perdem a calma por qualquer coisa: A maioria dos chefes medíocres usará sua raiva e temperamento explosivo para controlar ou intimidar os outros.

Externam seus problemas jogando a culpa nos outros: Ao fazer isso, ao invés de ajudar a resolver o problema e evitar que ele ocorra novamente, só conseguem aumentar os ressentimentos e a desmotivação dentro da equipe.

Têm pouca tolerância e nenhuma paciência: Tendem a desrespeitar e diminuir sua equipe, tornando bastante desagradável o ambiente de atividades, matando a paixão e a energia de todos.

Têm sérios problemas para controlar-se: A maioria dos líderes medíocres têm que estar permanentemente no controle. Sentem-se perdidos ou desconfortáveis quando algum outro está no comando. Acreditam que têm todas as respostas, e acham que sempre devem ter a resposta certa,

Têm medo de delegar: rodeiam-se de pessoas parecidas com eles na forma de pensar, acreditar, comportar e mesmo de vestir. Depois tratam essas pessoas como se fossem escravos sem cérebro, que existem apenas para seguir suas ordens e produzir os resultados adequados. Obviamente, isso acaba matando a liberdade de expressão, a diversidade e qualquer possibilidade de mudança!

Não têm um propósito maior na vida: A maioria dos líderes medíocres se preocupam mais com as estatísticas do que as pessoas. Cobram sem parar, e perturbam o ambiente, ao invés de estimular as pessoas.

Não têm a habilidade de reconhecer sinceramente: Não conhecem as pessoas pelo que elas são -somente pelo que produzem. Ao serem questionados sobre o assunto, já que existem beneficios comprovados em cuidar do lado humano da equipe, os medíocres sentem-se altamente desconfortáveis, pois se são incompetentes em lidar com suas próprias emoções, imagine então com a dos outros.

Têm baixíssima inteligência emocional: Enquanto muito medíocre tem níveis altos de inteligência e treinamento, com formação em Universidades famosas e muito conhecimento técnico, tendem também à pobreza nas qualidades pessoais, de personalidade e caráter fundamentais para liderar e inspirar uma equipe. Este defeito acaba provocando reflexos em outras áreas, como por exemplo, constantes mudanças nos trabalhos e planos.

Não têm autenticidade e honestidade: acha que pode enganar o público com pequenas mentiras, meias verdades e falsas promessas, esquecendo-se que com estes ‘pequenos detalhes1 na verdade estão cavando sua própria ruína.As pessoas podem até esquecer-se de algo que você tenha feito ou dito – mas nunca se esquecerão de quem você é, como é e como as tratou. O mundo é pequeno – trate-as bem!

Liderança – um desafio ao serviço

A verdadeira liderança não pode ser concedida, nomeada ou atribuída. Deve ser conquistada. O líder tem que inspirar a confiança e merecer o respeito de seus liderados.

9 – PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA:

Os lideres tocam o coração antes de pedir ajuda:

Você não pode estimular as pessoas à ação a menos que primeiro as estimule com a emoção. O coração em primeiro lugar, depois e cabeça. Quanto mais fortes a relação e a ligação entre as pessoas, maior será a probabilidade do consenso e da união. Mesmo num grupo você precisa se relacionar com cada pessoa individualmente. As pessoas não se preocupam com o quanto você sabe até que saibam o quanto você se preocupa com elas. Para liderar a si mesmo use a cabeça; para liderar os outros, use o coração.

O potencial de um líder é determinado pelas pessoas mais próximas dele:

Se as pessoas são fortes, o líder pode realizar grandes coisas. Se são fracas, nada feito. Essa é a lei do círculo íntimo. Quando você forma a equipe certa, o potencial dispara. Não existem líderes do tipo “Aventureiro Solitário”. Se você está só, não está liderando ninguém. O líder encontra grandeza no grupo, e ajuda os membros a encontrá-la em si mesmos. Pense em qualquer líder altamente eficaz, e achará alguém que se cercou de um forte círculo íntimo.

Não existe sucesso do dia para a noite. Liderança é aprendizado:

É a sua capacidade de desenvolver e lapidar as suas habilidades que distingue os líderes dos seus seguidores. O segredo do nosso sucesso está nos compromissos diários. Líderes são aprendizes. Liderança é como investimento; rende juros, mas exige: respeito, experiência, força emocional, habilidade com pessoas, disciplina, visão, ímpeto e senso de oportunidade.

A verdadeira medida da Liderança é a influência – nada mais, nada menos: A emergência de um Líder – “Você alcançou excelência como Líder quando as pessoas o seguem aonde você for, mesmo que por mera curiosidade.” A verdadeira liderança não pode ser concedida, nomeada ou atribuída.

Qualquer um pode pilotar o barco, mas só um Líder sabe traçar o percurso: As pessoas precisam de líderes capazes de navegar eficientemente. Os navegadores vislumbram a viagem com antecedência. ”O líder é aquele que vê mais do que os outros, que vê mais longe do que os outros, que vê antes dos outros”. Leroy Eims

Quando o verdadeiro líder fala, as pessoas ouvem: Os olhos revelam (em uma reunião):

Quando alguém fez uma pergunta, para quem olham as pessoas?

Quem elas esperam ouvir?

O verdadeiro teste de liderança não é o ponto de partida, mas o ponto de chegada.
Sete aspectos fundamentais na vida dos líderes que os fazem se destacar:

1.Caráter

2.Relações

3.Conhecimento

4.Intuição

5.Experiência

6.Êxitos passados

7.Capacidade


Só líderes seguros delegam poder aos outros:

Existem líderes que tem o hábito horrível de se livrar dos líderes fortes. O melhor líder é aquele que tem percepção suficiente para escolher homens competentes que façam o que ele quer que se faça, e autodomínio suficiente para não se intrometer no trabalho deles. O modelo de liderança de delegação do poder, no qual todas as pessoas recebem funções de liderança, se opõe ao poder da posição. A capacidade que as pessoas tem de realizar é determinada pela capacidade que tem o seu líder de delegar poder. O líder sabe exaltar os pontos positivos de seus liderados, bem como identificar os pontos críticos e lidar com eles, advertindo, aconselhando e discutindo as soluções.

Credibilidade

A Intuição aponta caminhos que não são tão óbvios nem tão facilmente explicáveis. Experiência não garante credibilidade, mas encoraja as pessoas a lhe dar uma chance de provar que você é capaz. A atuação das duas é ponto forte para a credibilidade do líder.


10 – REQUISITOS PARA SER UM BOM LÍDER

Tanto os que são líderes como os que esperam ser, devem estar conscientes dos seguintes requisitos:

Características da liderança evangélica

Capacidade de liderança é um dom de DEUS.

Essa capacidade dever ser desenvolvida pela educação, instrução e treinamento.

No reino de DEUS a liderança dever ser exercida por aqueles que demonstram desejo de servir e não de “aparecer”. O evangelho em si é um serviço de DEUS aos homens e destes aos seus semelhantes. Examine-se e veja se o seu desejo é motivado pelo desejo de servir ou, de ser reconhecido.

Facilidade de expressão e conhecimentos gramaticais ajudam o líder na tarefa de “comunicar”. Quanto melhor fora a vida devocional do líder, melhor será a sua liderança.

Todo líder deve conhecer “regras parlamentares”. Isso o ajudará na direção de reuniões ou assembleias de caráter administrativo.

Ao líder não pode faltar o conhecimento básico de “boas maneiras”; isso o ajudará no seu intercâmbio social.

Conhecimento específico e profundo do que diz respeito ao seu campo de ação e generalizado, em outros assuntos, são necessários ao bom líder.

Firmeza, humildade e amor, precisam estar juntos, sempre, na ação do líder evangélico. Pontualidade nos compromissos e horários, deve ser uma característica marcante do líder cristão.

Não se pode exercer uma boa liderança sem conhecimento profundo da vida e dos problemas dos liderados.

Para ocupar um posto de liderança é preciso conhecer bem a história, princípios, leis, estatutos, regimento e tudo mais que diga respeito à organização onde será exercida a liderança.

Conhecer bem as Escrituras e as Doutrinas que caracterizam o grupo, igreja ou denominação, é essencial a uma liderança capaz e eficiente.

Acerto na escolha de auxiliares dará tranquilidade ao líder.

Administração em grupo (diretoria) com distribuição de tarefas, deverá manter a unidade na pluralidade de ação.

O líder evangélico ao ter que tomar uma decisão deve observas o seguinte:

Princípios de liderança evangélica

Nada se faz sem consultar a DEUS. Um razoável período de oração deve preceder cada decisão.

Nada se faz que não seja do interesse ou para o bem geral do grupo.

Nada se faz sem a aceitação do grupo. A unanimidade nas decisões é o ideal. Mais de dez por cento do grupo contrário a qualquer decisão, deve fazer com que o assunto fique sobre a mesa para reestudo.

Nada se faz sem consultar pessoas que já tiveram o mesmo problema ou pessoas mais experimentadas.

Nada se faz sem ouvir opiniões contrárias, quando há. Nada se faz sem estudar as várias soluções oferecidas. Nada se faz sem estudar as vantagens e desvantagens.

Nada se faz sem ter, pelo menos, três orçamentos (em se tratando de serviços entregues a terceiros).

Nada se faz sem avaliar as possibilidades econômicas e financeiras.

Nada se faz sem organizar um esquema de execução.

O homem de DEUS que quer colocar-se nas mãos d’Ele para servi-lo deve ainda lembrar-se dos:

Cinco pilares do serviço cristão

DEUS quando chama tem um trabalho para lhe dar. No reino de DEUS não há banco de reserva.

DEUS quando chama tem um local para você servi-Lo. Isso não significa que o seu trabalho não possa ser itinerante.

DEUS quando chama, capacita o obreiro para o trabalho, ou dá o trabalho de acordo com a capacidade do obreiro.

DEUS quando chama tem um salário razoável para o obreiro. ELE não pode ser um mau patrão.

DEUS quando chama tem a solução pra todos os problemas que essa chamada porventura possa ocasionar.

Qualquer obreiro que esteja em dúvida quanto à sua posição, deve fazer-se as seguintes perguntas elucidativas:

1.Fui realmente chamado por DEUS para fazer o que estou fazendo, no lugar onde estou?

2.O que faço, o faço da maneira como o Senhor deseja que isso seja feito?

3.Estarei forçando uma situação?

4.Posição social, remuneração, comodidades, interesses pessoais ou familiares estarão bloqueando um decisão acertada?

5.Estará na hora de pensar em mudança de campo ou de atividade?

Ser líder não deve ser tomado como uma honra e sim como uma oportunidade de servir a DEUS. O homem servir a DEUS, isso é uma HONRA, mas não se pode servir a DEUS sem servir aos homens. Antes de ser um líder entre os homens você precisa ser um humilde servo diante de DEUS.

Pr. Josias Moura de Menezes.