28 de jul de 2017

Encontrart 2017 - História do Teatro

A professora Vanessa, atriz que interpreta dentre outros papéis a Garb na peça O Reino de Aspan nos apresentou a História do Teatro e esclareceu dúvidas.

Uma apostila elaborada com imagens e muitos dados.

O teatro, do grego Teatrom, significa lugar de onde se vê, mas não se engane, o Teatro não surgiu na Grécia, e sim em sociedades ainda mais antigas e sua origem é chamada de Pré-Teatro, organizado não como entretenimento, mas como forma de culto aos deuses das respectivas culturas.

Há exemplos como o Teatro Japonês Nô e outro Teatro também japonês chamado Kabuki, além do indiano Kathakali.

Os gregos desenvolveram o Teatro de forma ritualística, para o deus Dionísio e o espetáculo era escrito pelo dramaturgo que até então era reconhecido pelo sucesso da apresentação que era feita por uma equipe que usava máscara e os textos eram cantados por um coro de vozes. A interação com a plateia era feita pelo corifeu.

O primeiro ator que temos registrada sua atuação sem máscara foi Tespes, que na ocasião retirou sua máscara e disse "Eu sou Dionísio". Sua motivação é desconhecida, mas a partir de então os atores passaram a interagir com a plateia tomando o lugar do corifeu.

Na Grécia surgiram os gêneros da Tragédia e da Comédia.

Apenas homens podiam atuar.

Festivais: Eram organizados em quatro dias, sendo três de apenas tragédia e no quarto dia só Comédia, mas para a competição eram avaliadas somente as tragédias e o quarto dia de Comédia servia apenas para o público relaxar.

No Próximo post sobre a História do Teatro: O Teatro em Roma.








Nenhum comentário:

Postar um comentário