30 de mai. de 2011

Batismo nas águas

Vamos começar dizendo que a ordem de sermos batizados vem de Jesus:
“E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mateus: 28: 18-20
E também:
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16

O ato do batismo é somente para aqueles que fazem uma aliança com Deus, uma aliança de fé, e que desejam participar do Seu Reino.
E o que quer dizer a palavra batismo no texto original grego? Quer dizer a mesma coisa que a palavra em português, o ato de imergir, mergulhar. Este ato de mergulhar é uma dramatização ou um simbolismo de uma profunda experiência espiritual. E qual é o significado espiritual do batismo?
Vamos ler o texto de Paulo:

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:3-4
Em termos simples o batismo é:
1-Uma pessoa morre para o mundo, para as obras da carne, como quando Jesus morreu na Cruz.
2-Jesus foi colocado no sepulcro, podemos dizer foi sepultado, e nós somos mergulhados nas aguas, que espiritualmente é o sepultamento da velha criatura.
3-E ao levantarmos fomos ressuscitados com Cristo assim como Ele ressuscitou ao 3° dia, deste momento em diante recebemos nova vida, somos membros oficiais do Reino de Deus!

Quando nós nos batizamos podemos dizer que sofremos uma libertação, porque estamos saindo de uma vida de escravidão para uma vida sem domínio maligno. Podemos usar o exemplo do povo hebreu ao sair do Egito, eles saíram da escravidão, de uma vida de humilhação onde eles eram dominados pelos egípcios, Deus os conduziu, eles passaram pelas aguas do mar vermelho e foram libertos da opressão, da escravidão do sofrimento, rumo a terra prometida, e nós, o nosso rumo é o céu, a vida eterna ao lado de Deus, esta é a nossa terra prometida.

Porque aguas, porque batismo nas aguas? Se prestarmos atenção vemos que das aguas procedem a vida, não podemos esquecer que o Espírito de Deus se movia sobre a face das aguas, e que deste ponto Deus criou a vida na terra. Genesis 1:1-3

Após o batismo a nossa realidade se torna outra, o pecado ja não pode mais nos dominar, somos nova criatura, somos unidos a Deus e conforme o texto que vimos lá em cima, Mateus 28: 18-20, tem um trecho no vers 20 que diz: "ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado". Depois da ordem aos discípulos para batizar as pessoas, Jesus diz que eles devem a partir daí ensinar eles a observarem a vontade de Deus e os mandamentos de Jesus. A conclusão que podemos tirar deste trecho é que, agora, principalmente após o batismo deve-se buscar intensamente conhecer a Deus, Sua vontade e mandamentos, aí você diz: Como? Lendo a Bíblia, participando dos cultos, escola bíblica, buscando a Deus em oração e jejum e tudo que você sabe que vai te levar para perto de Deus, quem vai te ajudar? São os líderes, pastores, os mais velhos na fé que tem um bom testemunho e um vida com Deus, então esteja sempre junto com eles, um dia Deus vai te levantar para também fazer discípulos.


Deus os abençoe!

Paula Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário