10 de jun de 2011

Série Santidade- O que e Ira, e porque nos leva ao pecado?

A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Romanos 12:17-21


Ira

É um sentimento que todos nos temos, e uma de suas características é a vingança.

Normalmente nos vingamos porque nos sentimos injustiçados, ninguém se vinga dizendo que a outra pessoa estava certa, pelo contrario sentimos que temos todo o direito de se vingar.

Mas a bíblia relatado que Deus também se ira e um destes momentos se passa com Jesus:


E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados;

e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas;

e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.

Lembraram-se então os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.

João Capítulo : 2:14-17


Jesus se ira contra aqueles que estavam profanando a casa do Pai, um lugar que era para as pessoas irem pra pedir perdão e buscar ficar mais perto de Deus, mas elas não estavam fazendo isso, pelo contrario elas estavam querendo ganhar dinheiro, não ganhar o amor de Deus, então Jesus se irou, o ato de Cristo naquele momento foi um ato de justiça e correção. Efésios fala:


... porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

Efésios Capítulo : 5-6


Deus Ele se ira contra todo aquele que o desobedece, contra todo aquele que comete injustiça e contra todo aquele que comete pecado. Deus não se agrada com o pecado pelo contrario Ele abomina o pecado.


Mas porque ira é pecado se Deus também se ira?

A ira é pecado quando perdemos o controle e despejamos ela de forma violenta, quando nos tornamos juizes e começamos a julgar alguém sendo que somente o Pai pode fazer isto, e Paulo ja nos ensinou em Efésios:


Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo.

Efésios: 4:26-27

Provérbios diz:

A sabedoria do homem lhe da paciência; e sua glória está em esquecer ofensas.

Provérbios 19:11


Eu creio que poucas pessoas viram alguém muito inteligente nervoso, pelo contrario normalmente pessoas muito inteligente são muito calmas, faça como esta escrito seja uma pessoa paciente porque com certeza te elogiarão por você perdoar aos outros, e assim você sendo paciente e perdoando aos outros você estará fazendo a vontade de Deus para a sua vida, porque Deus quer que vivamos amando uns aos outros, ame ao seu próximo como a si mesmo foi isso que Jesus nos disse para fazermos e se o fizermos viveremos um pouco mais longe do pecado.


Um dos remédios para a Ira é a paciência e o auto controle e sempre com uma grande dose do amor, do amor de Deus!


Por: Rubens Rodrigo

@Xikinho82



2 comentários:

  1. ira nao é pecado, conforme versiculo colocado " ireis e nao pequeis, nao se ponha o sol sobre a sua ira" como algo que é pecado nos seria colocado pelo nosso Deus o pecado e agressão fisica e moral e cometemos por nao sermos pessoas com um dos frutos do espirito o DOMINIO PROPRIO

    ResponderExcluir
  2. Que bom ter o sr por aqui pastor Robimar,seja bem vindo!
    Como o estudo explica ira não é pecado mesmo, mas a palavra deixa bem claro como o sr colocou, irai-vos mas não pequeis, e o objetivo do estudo é instruir para não chegarmos a este pequeis.

    ResponderExcluir