16 de nov. de 2020

Possíveis configurações para o líder religioso no novo milênio

Segundo a Professora Blanches de Paula, no guia de estudos, “o cuidado pastoral em relação às pessoas é apresentado na figura do Deus Pastor, Deus cuidador”. Isso ocorre porque os israelitas experienciavam no dia a dia o ministério dos pastores como cuidadores dos animais, por isso o Rei Davi compôs o Salmo 23 no qual declarou que “O Senhor é o meu Pastor”. Esse ministério de cuidador dos homens também é dirigido à Cristo e aos seus discípulos, que receberam a alcunha de apóstolos, equivalente a missionário, esses lideravam a primeira Igreja e para auxiliá-los no cuidado das pessoas separaram diáconos. Posteriormente a Igreja instituiu mais cargos como os Bispos que cuidavam de várias Igrejas, os Presbíteros que pastoreavam igrejas locais e os diáconos que os auxiliavam. Todos estes no entanto são também pastores em suas atribuições de cuidado de pessoas. 

Todas as funções que assimilam o cuidado de pessoas podem ser consideradas espécies de pastoreio e são essenciais para o bem das sociedades em geral. Isso aconteceu por todo o período bíblico, durante toda a história do Cristianismo e não é diferente agora. No prefácio do livro O Ser Humano em Busca de Identidade, o teólogo Gottfried Brakemeier cita a frase do filósofo Norbert Bols “Nossos grandes problemas não resultam da falta de conhecimento, e, sim, de orientação; não somos ignorantes, estamos confusos.” (BRAKEMEIER,2002). Significa que o fato de as pessoas terem informações disponíveis não define que elas sabem o que devem fazer ou numa compreensão mais ampla da expressão que elas “saibam o caminho a seguir”. Temos uma enxurrada de conteúdo, aprendemos diariamente por meio de telas e podcasts, mas mesmo assim precisamos de alguém que nos ouça, nos ame, nos sirva, cuide de nós. Isso é vocação de pastor. 

Russel Shedd no livro O Líder que Deus Usa - Resgatando a Liderança Bíblica para a Igreja no Novo Milênio, “(SHEDD,2000) diz que a liderança faz uma grande diferença, pois oferece direção, molda o caráter e cria oportunidades, alguns homens e mulheres são destinados a liderar e influenciar outros. Aqueles que Deus separa para liderar desfrutam tanto os privilégios quanto as responsabilidades. Suas influências extensivas e efetivas sobre outras pessoas os distinguem dos seguidores. A liderança de alta qualidade será encontrada entre os mais valiosos tesouros que qualquer comunidade ou organização possui, ao contrário, a liderança de baixa qualidade produz um desperdício e trágico e uma frustração caótica“. 

Bons líderes não são encontrados em cada esquina, leva tempo de preparo, estudo, qualidades inatas ou adquiridas com a maturidade também são importantes assim como a vocação para o cuidado de pessoas. O líder atualizado também precisa entender melhor as necessidades de seus liderados. O pastor de uma Igreja local não terá sua congregação vazia porque não falar como um youtuber, mas porque não está atendendo às necessidades de seus seguidores. Se não atender às necessidades dos membros de uma comunidade eles simplesmente vão embora para outra comunidade de fé. O líder atualizado tem como tarefa analisar bem quais são os melhores métodos de ensino, uma melhor abordagem para facilitar o desenvolvimento e amadurecimento de seus liderados e assim oferecer um ambiente propício para a comunhão dos mais variados tipos de pessoas, com os mais variados tipos de problemas. Isso vai requerer muita energia e tempo de relacionamento. 

A tendência atual é de nos tornarmos cada vez mais seletivos no relacionamento entre líderes e liderados, assim como outras formas de quebra de paradigmas tais como acontecera no período da Reforma Protestante que resultou no Iluminismo, o Movimento Pentecostal norte americano que resultou na criação de milhares de pequenas Igrejas Cristãs espalhadas por todo o Globo, o advento da Internet está causando o que é chamado modernidade líquida, em que tudo é fluído, a informação é rápida e muito específica, cultos são transmitidos pela internet, centenas de pregações são postadas diariamente no Youtube e o líder religioso que estiver alienado dificilmente conseguirá manter membros em sua comunidade de fé. 

Isso não está acontecendo somente no ambiente religioso, mas no ambiente corporativo e até mesmo na política estão surgindo várias novas correntes de ideias, no corporativo são as startups e na política são jovens com pensamentos políticos próprios fundando partidos e movimentos novos. Assim ninguém é obrigado a seguir quem não quer. Eis um grande desafio para todos os líderes no novo milênio, os religiosos chamados pastores não são exceção. Precisarão estar preparados para lidar com as mais variadas situações e não conseguirão sem saúde física, emocional e recursos intelectuais, "Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego."(Abraham Maslow)

Nenhum comentário:

Postar um comentário